Títulos oferecidos pela editora luzes



Baixar 108.48 Kb.
Encontro15.04.2018
Tamanho108.48 Kb.


TÍTULOS OFERECIDOS PELA EDITORA LUZES
As encomendas podem ser feitas diretamente para a Editora: telefax (21) 2447-4336;

e-mail: editoraluzes@editoraluzes.com.br





A CRUZ DE BARRABÁS - Ubirajara Carvalho da Cruz.
Ensaio literário, fluindo no estilo de prosa poética que mistura ficção com fatos bíblicos e históricos.

O tema, basicamente inédito na literatura universal, centraliza, na figura de Barrabás, os conflitos de uma luta interna que levanta questões no plano da consciência. A capa, uma reprodução da obra do artista Sansão Campos Pereira, concebida especialmente para a obra, possui uma figuração de rica sensibilidade artística e temática. O livro tem 88 páginas, oferecendo ilustrações de mapas da Palestina, retratando o tempo de Jesus, para facilitar a compreensão do texto.




A ADMISSÃO e a EVASÃO MAÇÔNICAS - Uma Reflexão MetodológicaGeraldo Magella Rosa
Uma tese Maçônica que avalia o processo de admissão na Maçonaria e suas implicações morais, sociais e espirituais. Esgotado!
O DESCORTINO ACADÊMICO - Geraldo Magella Rosa
Tese sobre A Importância das Academias Literárias no Rio de Janeiro. O livro possui o depoimento de várias personalidades ligadas ao fazer literário, incluindo-se inúmeros trabalhos poéticos e uma pesquisa didática sobre o tema. Contém a letra do Hino Nacional Brasileiro e outros hinos cívicos nacionais. 160 páginas. Esgotado!
170 EXERCÍCIOS PARA WORD 97 for Windows - Dorly Marques
Esgotado!
O SANTO SUDÁRIO - Ciência e Fé - José Humberto Cardoso Resende.
O livro O SANTO SUDÁRIO examina a Relíquia deixada por Jesus, há dois mil anos, sob o enfoque científico, temperado pelos depoimentos do autor como testemunho de fé. Encomendas diretas ao autor: Rua Rodolfo Dantas, 16 ap. 1001 - Copacabana, RJ. 154 páginas.
EM BUSCA DO INFINITO - Mara Damasceno

Esgotado!
MADRUGADA & CONFUSÃO - Pasqual Mendonça
Contos sobre fatos e pessoas ligadas a aviação, em particular a Força Aérea Brasileira. As narrativas se revestem de um estilo cristalino, refletindo as experiências do autor. Psicólogo e aviador militar, Pasqual Mendonça se revela como escritor que explora o lirismo da atividade aeronáutica, temperada de humor e de emoção. 104 páginas. Últimos exemplares.
A RESERVA – Gênese e Futuro – José Roberto Gabriel (1a. edição – 1999/2a edição 2005)
O autor é brigadeiro médico da Força Aérea Brasileira. O Brig. Gabriel, médico, escritor e filósofo, apresenta aspectos ligados à atitudes e comportamentos do trabalhador quando de sua passagem da atividade para a inatividade. Distribuição gratuita, enquanto houver estoque. Contatos com a Editora.
PÁGINAS DE MINHA VIDA - Nair Dorzée França

Esgotado!
AGORA É TARDE Fábio Azamor (3a. edição)
Fábio Azamor tece, neste romance, a trama enredada por fatos do cotidiano de sua geração. Coloca-se como observador de acontecimentos que podem ser decodificados como a realidade de um mundo oprimido pela violência e pelo preconceito, para abordar um dos assuntos mais dolorosos que atinge os contemporâneos de sua geração: as drogas. Agora é Tarde pode ser o alerta para uma juventude – ou mesmo para o adulto. 104 pág
MEMÓRIAS DE UM FUMACEIRO e OUTRAS HISTÓRIAS - Wylton Silva.

Esgotado!
O HOMEM QUE VOAVA - René Oscar Vetter.
O Homem que Voava, do aviador escritor Vetter, é um conjunto de narrativas que foi cuidadosamente elaborado. René Oscar Vetter é esse aviador-escritor que, narrando as maratonas experimentadas em seus vôos do passado, faz a gente viver o dramático e o cômico de histórias que saíram da realidade para o mundo romântico do imaginário no papel. 80 pág
GAVIÕES DE PENACHO - Lysias Rodrigues.
O livro conta a história da primeira vez em que a Aviação Militar participou de um conflito armado no Brasil – a Revolução de 1932 – no qual Lysias Rodrigues tomou parte como comandante do 10. Grupo de Caça das Forças Paulistas. 88 pág. . Encomendas para o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) – Praça Marechal Âncora, 15-A Centro; CEP: 20021-200 - Rio de Janeiro - RJ.
FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA - Publicação da ADESG.
A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) lançou os FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. 260 pág. Encomendas diretamente à ADESG – Av. Presidente Antônio Carlos, 375 – sala 1201.

CEP: 20020-010 Rio de Janeiro – RJ. Tel.: 2262-6400 e-mail: adesg@adesg.prg.br


ORAÇÃO INTERIOR - Andrea Gasparino
Tradução do original “La Preghiera del Cuore”. A mensagem de Jesus, fortalecendo a alma humana, é o tema central desta obra. Neste livro, o padre Andrea Gasparino, fundador do Movimento Contemplativo Missionário Padre De Foucauld, dirige sua mensagem aos jovens. 144 pág. Encomendas diretamente ao Movimento Contemplativo Missionário Pe. De Foucauld no Brasil – Rua Namur, 443 – Vila Valqueire. CEP: 21330-600 – Rio de Janeiro – RJ. Telefax.: (21) 2453-3323

FALANDO DE AMOR EM TEMPOS DE MUDANÇA – Yolanda Montenegro
Esgotado!
ANTOLOGIA - Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras - 2000
Prosas e poesias de diversos autores – Coordenação Yeda Octaviano. 104 pág.


A CHAMA VIOLETA – Maria Lucia Sá
Uma expressão poética bastante feminina. Versos que foram recolhidos do fundo da alma de uma mulher, com larga experiência como Promotor de Justiça, exercendo função até março de 1997 no antigo Tribunal de Alçada Criminal Esgotado!
MOMENTOS POÉTICOS – Francisco Evandro

Esgotado!
SINFONIA PARA PIANO SOLO – Luiz de Albuquerque
O autor explora, a partir do título, uma inefável poesia sustentada no contraponto de idéias. A sinfonia é uma peça orquestral; o piano, um poeta solitário... um solitário que, por vezes, se deixa acompanhar da orquestra nos concertos que para ele são compostos pelo talento dos gênios. Sons em cores, ligados à harmonia das palavras, emanam o brilho e a fragrância que inundam as páginas deste livro. 88
HERANÇA POÉTICA – Everilda Veríssimo & Rocha Veríssimo
“Deus uniu duas almas sensíveis pelos mais fortes laços consangüíneos que uma família possa acolher, a relação avó-neto, e fez brotar, como flor, as sementes de versos cujos encantos e magia se afinaram no compromisso da beleza que o estético provoca...” Nestas páginas desfilam poemas destas duas gerações de poetas com o brilho que transcende o tempo. 144 pág.
PACHECO INVESTIGAÇÕES – René Oscar Vetter
Uma trama policial plena de propostas inteligentes, numa linguagem, por vezes cheia de humor. Pacheco, seu imprevisível personagem, usa de toda a sua experiência para alcançar resultados práticos em casos como a Morte de JK e a Morte de PC, além de outros delitos que investiga. 108 pág..
TECTON – René Oscar Vetter
Ensaio sobre a vida e obra de Jesus, numa dimensão histórica mesclada a um questionamento teológico que coloca o Mestre de Nazaré num plano aberto à investigação dos estudiosos. O autor traz notícias de uma fase obscura de Jesus, no Evangelho – a da infância. 120 pág.
UM PRUSSIANO NA GUERRA DOS FARRAPOS – René Oscar Vetter
Trata da imigração alemã para o Brasil, tendo como personagem central um intrépido imigrante que adotou o nosso país como pátria e tornou-se um dos heróis das Forças Imperiais na campanha farroupilha. Uma paciente pesquisa, retratando fatos da História do Brasil, em particular a do Rio Grande do Sul. 100 pág.
ANTOLOGIA - Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil - 2001

Prosas e poesia de diversos autores – Coordenação Maria de Lourdes F. Balassiano. 104 pág.


O BARCO CINZENTO – Newton Lemos de Azeredo
O Barco Cinzento – Diário de Bordo – é uma coletânea de resenhas realizadas a bordo do Navio-Transporte Soares Dutra, elaboradas pela observação sugestiva que o autor vai fazendo em sua viagem ao norte e nordeste do Brasil. Ler este livro é participar da viagem e da emoção que os caminhos do mar oferecem. 76 pág.
BALADA DAS COISAS QUE SE VÃO... – Yolanda Montenegro
A poesia de Yolanda Montenegro emociona. Ricamente ilustrado pela artista plástica Lorena Frota, o livro apresenta uma luxuosa composição artística, ideal para presentear pessoas amigas. Trata-se de um suave convite à poesia. 72 pág.
O AVÊSSO DO NÓ – Nilson Caruso
Esgotado!
O MUNDO POÉTICO DE JÚLIA – Júlia de Carvalho Rebello
Esgotado!
A TRANSPARÊNCIA VELADA – Luiz de Albuquerque
A íntima relação entre os protagonistas desta história instigante nos aproxima de uma possível e natural percepção do espiritual. No contraponto das vozes que soam entre o livre-arbítrio e a predestinação, Luiz de Albuquerque estabelece uma intricada relação transcendente entre as personagens desta história. 260 pág.
ANTOLOGIA - Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil - 2003
Prosas e poesia de diversos autores – Coordenação Maria de Lourdes F. Balassiano. 88 pág.
ANTOLOGIA - Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras (Comemorativa dos 40 anos da ADABL) - 2003
Prosas e poesia de diversos autores – Coordenação Yeda Octaviano. 152 pág.
OU NÃO – Modelo de Responsabilização em Saúde – José Roberto Gabriel
O trabalho, dividido em vários capítulos, sob a forma de conversa com o leitor, enfoca os códigos mentais que devem ser trabalhados para evoluir a consciência individual no sentido de promover sua própria saúde. Ed. 2003 – 80 p. – O livro, patrocinado pela FHE/POUPEX é franqueado aos interessados, devendo ser solicitado à Editora, enquanto houver exemplares no estoque.
O GIRAMUNDO – Aécio Pereira de Souza
Ao visitar as páginas deste livro, encontra-se uma bela jornada de imaginação, de poesia e de uma agradável leitura em dois planos simultâneos: num primeiro momento, encontra-se o escritor de uma biografia, retratando a inocente fase de sua infância, plena de aventuras; num segundo momento, o autor enfoca o que há de mais humano em cada um de nós. Ed. 2003 – 64 p

EXPLOSÃO DE VIDA – Beth Teixeira
Poesia de uma doce sensibilidade. Beth Teixeira nos coloca, poeticamente, diante do inefável contato com a natureza e com os sentimentos humanos. Ora a autora revela sua preocupação com o social e em outros momentos com o espiritual, tudo numa poesia de fino trato literário. Ed. 2003 – 80 pag.
MEU MUNDO DE TROVAS – Maria Diva

Esgotado!

DOZE MULHERES CONTAM – Sônia Moura
São doze contos, um para mês do ano, como se fosse o horóscopo de mulheres que protagonizam as histórias. As personagens guardam uma instigante relação entre a realidade e a ficção produzidas neste livro. Ed. 2003 – 50 p.
O GRITO DOS EXCLUÍDOS – Hugo Roma
Manifestação do sentimento humano que trata, poeticamente, do drama que envolve as prostitutas, os menores desfavorecidos, os oprimidos pela situação social indigna e aqueles que foram vitimados pelos preconceitos ou pela falta de solidariedade. Ed. 2003 – 72 pag.
OS ESPÍRITOS DOS AVIÕES – Hélio Antônio Simas
Este livro enfoca o excitante cenário da aviação. Narra situações vividas pelas tripulações aeronáuticas, plenas de uma atmosfera densa de expectativas. O livro é patrocinado pela MARTEL – Assessoria, Consultoria e Representação Aeronáutica que disponibilizou parte da edição para o autor, à título de direitos autorais. Encomendas diretamente para a Editora. Ed.2003 – 164 pag.
BREVES FOLHAS DO OUTONO – Romulo Boccanera
Breves Folhas do Outono é uma coletânea de pensamentos poéticos, manifestando uma dessas ricas expressões literárias de conteúdo agradável e sensível. Ilustrado por Nanci Maria Bernardi. – Ed. 2003 – 50 p. Esgotado!
A GUERRA DA AMAZÔNIA – J. C. Croce
O cenário é a Amazônia, invadida, num futuro próximo pelas forças militares de uma organização internacional. Uma história, romanceada, instigante, que se passa no ano de 2015. Ed. 2004 – 132 p. Esgotado!
CAMINHOS QUE NUNCA TERMINAM – Fabiana Passos
Obra inédita sobre o Caminho do Sol no Brasil. Fabiana Passos é jornalista e aficionada de peregrinações. Neste livro, ela relata as experiências vividas numa caminhada de, aproximadamente, trezentos quilômetros. Ed. 2004. 152
EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS – Leila Jordão

Esgotado!
BRILHANTES MULHERES PORTUGUESAS EM QUATRO SÉCULOS – Yolanda Montenegro
Reúne os nomes de escritoras e poetas portuguesas que se destacaram pelo talento e pelo valor de suas obras, desde o Século XVI até os nossos dias. A obra se reveste de conteúdos históricos, fruto da pesquisa literária que lhe dá a fisionomia de uma investigação científica.. Ed. 2004. 180 p.
MEDICINA AEROESPACIAL – Waldo Temporal
Coletânia de artigos médicos, no campo da pesquisa aeroespacial, com a participação de vários especialistas, organizados pelo médico de aeronáutica Waldo Temporal. Produzida com apoio do Centro de Medicina Aeroespacial, a obra está disponível para os interessados, gratuitamente, enquanto houver disponibilidade no estoque. Ed. 2004. 360 páginas

CADERNO DE DIREITO - UGF
Textos Jurídicos para Discussão, reunidos numa Antologia produzida por estudantes de Direito da Universidade Gama Filho. O trabalho apresenta dez temas entre assuntos ligados à Ética, aos Direitos Humanos, à Cultura , Ensino, Criminalidade e outros conteúdos programáticos afins com o Direito. Ed. 2005. 112 páginas. Esgotado!

Entre Beijos e Vinhos – Sônia Moura
A autora de Doze Mulheres Contam, se revela nesta obra como poeta. Seus poemas oferecem uma delicada sensualidade que desperta o valor das relações afetivas entre pessoas. Ed. 2005 – 50 p.
O Desabafo de um jovem Sexagenário – Carlos Engelberg
Memórias de um oficial aviador da Força Aérea Brasileira, registrando suas observações sobre temas que enfocam a questão do Preconceito na Sociedade Brasileira, o Triunfo do Bem sobre o Mal, conceitos sobre Liderança e Soberania Nacional, a Revolução Militar de 1964 no Brasil, além da Invasão dos Estados Unidos no Panamá. Ed. 2005. 328 páginas.
OPÚSCULO ONÍRICO – Humberto Rocha
Viver estas páginas é dar-se em favor do sonho, é construir com Onírico e Utopia, protagonistas principais desta história, a família de magos e sacerodtisas, oráculos e pitonisas, bardos e druidas, flêmines e guerreiros, capazes de transformar essa época nebulosa de conturbada relação secular, entre os homens, em dias de beleza e de paz universal. Ed. 2006. 60 páginas. Esgotado!
CONSTRUINDO SOLUÇÕES ACADÊMICAS – Maria Paulina Gomes
Uma contribuição a todos aqueles que necessitam redigir trabalhos monográficos, tendo por objetivo oferecer uma orientação ao aluno na elaboração de um projeto que lhe permita desenvolver sua pesquisa e, posteriormente, redigir seu trabalho de conclusão de curso. 2a. ed. Revisada, 2007. 128 páginas.
VIVER E REVIVER– Anna Guasque
A autora revela, num tema de erotismo sacro-profano, de inefável sensualidade, aquilo que há de mais sagrado e profundo na mulher: o sentimento que celebra o amor e consagra a vida pelo dom da terna maternidade e da criação. Ed. 2006. 508 páginas. Pedidos diretos para a autora no telefone (21) 2495-7468.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO No Prepara da Força Aérea – Marcio Rocha
Um ensaio literário que tem como objetivo analisar o método de planejamento do preparo da Força Aérea. Visa, ainda, fomentar reflexões e debates sobre um assunto de primordial importância para o Poder Aéreo. Durante todo o trabalho é enfatizado o planejamento estratégico voltado especificamente para o preparo da Força Aérea. Ed. 2006. 216 páginas. Sugestões e pedidos direto para o autor nos endereços eletrônicos: marciorochamr@yahoo.com.br

marciorochamr@gmail.com

marciorocha98@hotmail.com

ADVOGADO – O Ser Profissional - Newton Skinner
São apresentadas curiosidades que, de alguma forma, podem servir para remediar senões ou descuidos de uso freqüente, no exercício diário da profissão do advogado. Foram pesquisados escritos e transcrições, resultando no levantamento de datas festivas dos profissionais de Direito em geral. Ed. 2006. 60 páginas. Esgotado!

Ética e agir profissional - Marlene Quintas Andrade
Um livro que traduz a concepção de advogado justo, virtuoso, à luz do pensamento de Aristóteles sobre justiça como virtude inteira e perfeita. Pesquisa de Marlene Quinta Andrade que contribui não só para os interesses da ciência, mas, também, fortalece a interioridade humana pelos caminhos da filosofia. Ilumina conteúdos axiológicos, fundamentados no pensamento aristotélico que ainda são bastante atuais e promissores para o descortino de um melhor entendimento no plano da convivência humana. Esta obra é significativa para figurar nas estantes que servem a temas de pesquisa de Pós-graduação, forjando as bases do progresso e do agir profissional.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS DA UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA



CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA – Carlos Alberto de Aguiar – 3ª. edição
Um ensaio que pesquisa dados acerca do Brasil do século XXI; a miséria e a sociedade brasileira; quais os níveis de exclusão social; como o Rio de Janeiro se apresenta como uma sociedade violenta, analisando ainda os custos da insegurança para a sociedade brasileira e quais as políticas públicas adequadas para enfrentamento da violência. Ed.2006. 140 páginas. Contatos com o autor no blog: www.contradicoes-da-sociedade-brasileira.blogspot.com
(CON)VIVENDO NA PRISÃO – Vany Leston Pessiane
O objetivo deste trabalho é o de apresentar o padrão de sociabilidade existente nas prisões. Demonstra que a interação entre os indivíduos no cenário carcerário é produto da convivência forçada a que estão submetidos presos, guardas, terapeutas e direção, fatores que enseja um sistema social peculiar com papéis diferenciados para cada agente, dentro de sua realidade e hierarquia específica. Ed. 2007. 208 páginas.
CENÁRIOS DA VIDA – Vilma Labatut Addario
Pensamentos inspirados no dia-a-dia sobre inúmeros temas: A Vida e a Natureza, Deus e o Homem, Fé e Esperança etc. Ed. 2006. 50 páginas.
A PITANGUEIRA – Lindbergh Leite dos Santos
Diversos contos e crônicas que valorizam elementos da natureza. As narrativas são temperadas de humor e irreverência, discreta e bem aplicada, dando valor literário aos temas abordados. Ed. 2006. 50 páginas. Esgotado!
MEMÓRIAS DE UM MARINHEIRO – Aécio Pereira de Souza
Um pungente relato de vida de um potiguar simples e modesto que, aos 18 anos de idade, saiu da sua Cidade Natal, para enfrentar no Rio de Janeiro os desafios que escreveriam as páginas de sua vida. Atravessando cenários como os da Revolução Comunista de 1935, o autor registra, ainda, os sofrimentos impostos pela Segunda Guerra Mundial, as lutas vividas no processo revolucionário brasileiro de 1964 e outras experiências, Aécio desfila inúmeros conhecimentos náuticos e inspira uma inefável filosofia de vida. Ed. 2007. 180 páginas.
CHUVA PLURAL – Gesnes Garcez

Poesias. Poemas que refletem o estético em harmonia com o didático. Esgotado!
DA CRUZ PARA A LUZ – Antônio Viçoso Rodrigues
Romance Memória. Enfatiza o valor da educação, que se apresenta como pano de fundo da narrativa. A obra se vale de elementos mitológicos e fictícios, estimulando o imaginário do leitor. Trata-se de um Romance que envolve dois jovens na plenitude de seus ideais Ed. 2007. 424 páginas.
O CAMINHAR DE UMA FAMÍLIA – Yolanda Montenegro
Genealogia; Oganizado por Yolanda Montenegro; autoria de D. Aureliano Matos, remontando a árvore genealógica da Família Matos, no Ceará. Esgotado!
IGREJA ADORMECIDA – Jaílson Silva
Jovem escritor de crença evangélica expressa seus pensamentos religiosos a respeito da fé e do compromisso que os fiéis possuem com a Igreja. 84 páginas.
ANTOLOGIA DA AJEB 2006 – 45 anos. Coordenação Maria de Lourdes Balassiano

Vários autores. Edição 2006. 102 Páginas. Distribuição dirigida.


VIDA E NATUREZA – Antologia
Projeto da Editora LUZES, enfocando questões ligadas ao meio ambiente e ecossistema.

Vários autores. Edição 2008. 68 páginas. Distribuição dirigida.


VOANDO COM SAÚDE – Hélio Luís Camões de Abreu
Um guia para melhorar a sua saúde. Dirigido especialmente aos aeronavegantes, o livro tem um alcance geral. Ed. 2008. 106 páginas.
PÉS DESCALÇOS SOBRE AS NUVENS – Maria de Nazareth Rodrigues

Narrativa de memórias sobre uma viagem à Europa. Edição 2008. 110 páginas.


ANTOLOGIA DA ADABL 2008 – 45 anos. Coordenação Maria Apparecida Abreu

Vários autores. Edição 2008. 88 Páginas. Distribuição dirigida.


GÊNIOS DA MÚSICA - Ubirajara Carvalho da Cruz
Coleção sobre música destinada ao Curso de Musicologia desenvolvido pelo Círculo dos Amigos da Cultura da Editora LUZES.
OPÚSCULO DA MÚSCIA E SUA EVOLUÇÃO - Ubirajara Carvalho da Cruz
Coleção sobre música destinada ao Curso de Musicologia desenvolvido pelo Círculo dos Amigos da Cultura da Editora LUZES.
ORGANOLOGIA - Ubirajara Carvalho da Cruz
Coleção sobre música destinada ao Curso de Musicologia desenvolvido pelo Círculo dos Amigos da Cultura da Editora LUZES.
O ADVENTO DO NACIONALISMO MUSICA BRASILEIRA - Ubirajara Carvalho da Cruz
Coleção sobre música destinada ao Curso de Musicologia desenvolvido pelo Círculo dos Amigos da Cultura da Editora LUZES

SAUDADES e REVELAÇÕES – Lindbergh Leite dos Santos
Narrativas. Edição 2008. 50 páginas. Distribuição dirigida.
AS DUAS FACES DA POLÍCIA – Carlos Alberto de Aguiar
Ensaio literário com um pesquisa sobre os agentes de segurança do Estado do Rio de Janeiro – as polícias civil e militar. Analisa conceito de polícia, seu fundamento teórico e história, passando pelas instituições das polícias civil e militar; aponta um “anacronismo” originado pela dicotomia entre essas duas intituições policiais, desnudando as atribuições de cada uma dessas corporações de largas tradições. Edição de 2009. 148 páginas.
DIÁLOGO DOS HOMENS – Romulo Bocannera
Uma proposta filosófica sobre a natureza humana, sob a forma de uma dialética ensaísta. Conteúdos com tempero de prosema; entre um diálogo e outro surgem reflexões sobre as qualidades e as imperfeições humanas, suas adversidades, vicissitudes e conquistas. 104 páginas.
ANTOLOGIA AJEB 20100 – Vários autores
Prosas e poesias diversas publicadas pelas membros da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB).
CADERNETAS DE VOO – Ajax Augusto Mendes Corrêa
Ajax Augusto Mendes Corrêa se revela um escritor ao relatar suas memórias. Na verdade, seu trabalho não se adstringe a um registro de seus voos, mas transcende numa mensagem de renovação para os aviadores de um tempo em que voar, no Brasil, tinha o sabor do romantismo. O que Ajax, piloto de caça, envolvido em tantas outras missões militares, faz agora, com o seu livro, é lançar uma ponte entre as gerações de aviadores. Os de ontem, irmanados aos de hoje, mostrando como se voava, “entre nuvens, do céu vendo a terra”, “sobre mares, planícies e sobre montes”, aqueles aviadores tinham de velar pelos seus ideais. Vale a pena mergulhar (ou melhor, voar) em suas páginas, saboreando as anotações de “Cadernetas de Voo”, para sentir um sutil convite à emoção. Edição 2010. 124 páginas

DESVENDANDO AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS – Marli Guayanaz Muratori
Numa rápida incursão pela história de todo o Sistema Tributário Nacional, Marli Muratori apresenta, nesta obra, um panorama geral dos regimes adotados pelo Brasil desde a sua origem até os dias atuais. Suas páginas caminham pela análise da atividade financeira do Estado, evidenciando-se a relação jurídico-tributária que permite ao Estado exigir dos contribuintes o pagamento dos tributos, e os diversos aspectos do orçamento. Assim, Marli Muratori oferece aos estudiosos e pesquisadores, seus estudos que abrangem, ainda, os princípios constitucionais tributários que causam impacto na instituição dos tributos pelo poder público. Edição 2008. 160 páginas

TRAMAS DO DESTINO – Maria Catharina Coelho da Silveira
A visão literária destas páginas permeia o mundo encantado da felicidade. Essa é a mensagem que vamos encontrar nesse romance instigante no qual uma jovem, fiel aos seus sentimentos, cultua a eterna lembrança do seu primeiro e único amor... Ele, por sua vez, levado pelas malhas da existência se impõe a um dever que não lhe tira o verdadeiro sentido da vida, mas o afasta de seu mais precioso bem — a mulher amada. Assim, “Tramas do Destino” vai caminhando por uma história, temperada do amor romântico. Edição 2010. 146 páginas.


ENTRE LÁGRIMAS E SORRISOS – Eliana Pinto dos Santos
Poesia de inspiração espiritual, Eliana se revela uma poetisa de sensibilidade, reunindo em seu “diário poético” temas como renúncia, esperança, fé e saudade. Em versos simples, soltos, a poesia vai seguindo seu curso natural e revela uma mensagem de amor para os leitores. Ed. 2010. 114 páginas.
A ARTE DE SANSÃO C. PEREIRA – Sansão C. Pereira; Textos de Iracy Carise e Ubirajara Carvalho da Cruz
A obra reúne 813 figuras, apresentando os mais variados temas que abrangem “barcos e marinhas”, “casarios”, “natureza morta”, “expressões humanas” e alguns estudos que permeiam a genialidade do artista entre o impressionismo e o abstrato. Sansão Pereira possui mais de 30.000 trabalhos, realizados ao longo de mais de 60 anos de atividades dedicadas à arte. Edição 2011. 352 páginas.
MOBILIDADE E IMPLANTAÇÃO – Como a língua portuguesa sobreviveu à língua geral – Aileda de Mattos Oliveira
Um estudo crítico e científico do processo histórico da língua portuguesa no Brasil. Trata-se de uma visão historiográfica da gentilidade brasileira, numa veemente defesa dos valores que moldaram o caráter da nossa gente, fundamentada nas etnias do Brasil. “Mobilidade e Implantação - Como a Língua Portuguesa Sobreviveu à Língua Geral” convida-nos a uma viagem no tempo, permeando entre as fronteiras dos estudos teóricos e as da perquirição histórica da língua. Edição 2012. 194 páginas.
CANTARES DO BRASIL – Theocrito Borges dos Santos
Poesias sob a forma de cordel, ilustrando, com temas do folclore e costumes brasileiros, particularizando as regiões do Brasil. Fala da gastronomia, da fauna e da flora, além dos pontos geográficos mais importantes da geofísica brasileira. Um suave panorama da nossa sociedade, numa inspirada pesquisa traduzida em poesia. Edição 2013. 92 páginas.
NO CALAR DAS TRINCHEIRAS – Odoríssimas Rosas – Florismundo Barreto
Organizado por Catarina Labouré Madeira Barreto Ferreira, Nelly Madeira Barreto da Silva e Wellington Madeira Barreto, filhos de Florismundo Barreto.

In memoriam, esta obra reúne uma coletânea de cartas escritas por Florismundo Barreto (Mundinho) para Alayde, sua namorada, no período da Revolução Constitucionalista de 1932 e, posteriormente sua esposa, durante a Segunda Guerra Mundial.

Cada carta é um libelo de amor à pátria e à família que, além de revelar sentimentos de amor e de saudades, avança pela contemporaneidade de um tempo em conflito, oferecendo uma visão das condições emocionais do homem que viveu a alvorado do século XX.

Nesta obra, a serviço de estudos da historicidade brasileira nos campos social, da literatura e da ética, observa-se um elenco de informações que, a partir da intimidade das cartas, constituem-se, além de um bem de família, um valioso material histórico. Edição 2013. 172 páginas.

Histórias Brasileiras MIL&CADAS – José Nogueira Sobrinho
O autor se utiliza de um eficaz recurso literário para contar suas histórias. Com um tempero de humor MIL&CADAS traz, em suas páginas, as experiências que Nogueira amealhou, durante sua passagem pela Força Aérea Brasileira, onde serviu de 1957 a 1988, desde soldado até os postos de oficial. Reúne várias narrativas que falam de aviões e de solenidades, de homens e de mulheres que integram a Aeronáutica, com especial sabor de “contos”, numa apreciação crítica que, por vezes, nos arracam sorrisos espontâneos e outras nos leva a uma informação cívica e cultural, oferecendo um retrato do que existe de pitoresco e de curioso no meio das Forças Armadas. Um livro que agrada a todos os que gostam do tema aviação. Edição 2013. 202 páginas.
SOCIEDADE-POLÍTICA: ESTUDOS ESTRATÉGICOS – Eurico de Lima Figueiredo
O Organizador desta obra, professor emérito da Universidade Federal Fluminense Eurico de Lima Figueiredo, se serve de artigos baseados nas seis primeiras teses defendidas no âmbito das atividades do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST/UFF) do qual o Organizador deste livro é Diretor. Os temas abrangem assuntos ligados a Defesa, análise do papel industrializante das Forças Armadas, considerações sobre os desafios estratégicos no tocante a ciência e tecnologia voltadas para a produção do armamento bélico em guerras convencionais ou na aplicação antiterrorista, além de estudos que se infiltram pelas áreas da política, da sociologia e da economia com implicações nas Relações Internacionais..Edição 2013. 222 páginas.

metodologia da PESQUISA CIENTÍFICA
Experiente contribuição das professoras Maria Stela A. Silva, Regina Camacho e Tania Ecard a todos aqueles que necessitam formatar seus textos monográficos, tendo como objetivo oferecer orientação aos alunos na elaboração de um projeto que lhe permita desenvolver sua pesquisa e, posteriormente, redigir seu trabalho de conclusão de curso. 1a. ed. ,2013. 92p.

 

ALÉM DA JORNADA – Fabiana Passos


“Além da Jornada” oferece novo conceito sobre o postulado secular que envolve o Caminho de Santiago de Compostela. Pelo entendimento da autora, além das substâncias que o caminho possa aduzir, em seus aspectos formais, cultural e religioso, há, ainda, algo de essencial que o torna um convite à reflexão espiritual. Fabiana deciciu-se por abraçar, numa segunda etapa, o Caminho de Santiago, para segundo suas próprias palavras “rever passos já dados, mapas já estudados e esqumatizar novas estratégias”. Uma revisão da própria existência que, certamente, será encantadora aos olhos dos leitores que mergulharem nesta obra que revela experiências vivas e próprias da autora. “Alem da Jornada” vai superar uma simples narrativa ou um retrato jornalístico, o que estaria em consonância com a formação de Fabiana Passos, para apresentar-se como um convite à Filosofia. Edição 2015. 128 páginas

CADERNETAS DE VOO DOIS – Ajax Augusto Mendes Corrêa
Ajax Augusto Mendes Corrêa dá continuidade às suas narrativas, trazendo em seus dois livros “Cadernetas de Voo” I e II volumes histórias de aviador, particularmente, voltadas para suas experiências enquanto piloto da FAB. Assim como no I seu trabalho não se adstringe a um registro de seus voos, mas transcende numa mensagem de renovação para os aviadores de um tempo em que voar, no Brasil, tinha o sabor do romantismo. Edição 2015. 232 páginas. Pedidos direto para o autor pelo e-mail: ajax-amc@ig.com.br
NINA... Meu Precioso Jasmim – Catarina Labouré Madeira Barreto Ferreira
Catarina Labouré traz uma experiência real para o mundo da fantasia infantil. “Nina... Meu precioso jasmim” é o elo de uma crença que imortaliza sentimentos, ensinando o amor que permeia as dimensões do homem e dos animais. Um livro que vai interagir o adulto, o contador de história, e suas crianças, favorecendo a criatividade e o imaginário infantil.
PODER AÉREO: Guia de estudos – Carlos Eduardo Valle Rosa
Disponibiliza informações a estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em conhecer os fundamentos de emprego do Poder Aéreo. Apresenta os pensandores dos teóricos do Poder Aéreo, oferecendo uma visão histórica, doutrinária e de emprego do avião em ações bélicas. O “guia” discute as principais funções do poder aéreo à luz das doutrinas de diversas forças aéreas dos países mais destacados do planeta. É um livro que reflete a profundiade da pesquisa feita pelo autor sobre uma atividade complexa, trazendo o sabor do ineditismo. Ed. 2012. 468 p.
GENEALOGIA DAS REVOLUÇÕES – Ubirajara Carvalho da Cruz
Ensaio filosófico, temperado de fundamentação científica, que aborda o processo evolutivo da humanidade por meio de suas revoluções, sejam elas sangrentas, culturais e espirituais. O estudo da Genealogia das Revoluções aponta para o fato de que, durante milênios, o homem buscou, além da pedra filosofal, conquistar uma inconteste preciosidade que estivesse ao alcance da humanidade: a felicidade! Trata-se de uma proposta de pesquisa no campo da ética e da deontologia com base na filosofia aristotélica, tendo como referência histórica as revoluções francesa e industrial, como fatos que ainda hoje influenciam a política e a economia das sociedades ocidentais. Ed. 2014. 216p.
POEMAS SAGRADOS – Ubirajara Carvalho da Cruz
Pesquisa com fundamentos teológicos. Uma visão ecumênica, despida de proselitismo religioso, apresentando ideias mescladas de um ecletismo teosófico que estuda as relações entre o Antigo e o Novo Testamento. O tema se concentra na mensagem de Jesus de Nazareth, buscando a convergência com doutrinas emanadas de linhas orientais, entre elas as de Krishna, Lao-Tsé, Confúcio, Buda e os filósofos gregos. Em suas páginas se encontram os mais belos textos sagrados pontilhados de análises e reflexões do autor, provocando em seus leitores uma visão sobre o conhecimento de si mesmo, na perplexidade de sua natureza, origem e destino. Ed. 2015. 128 páginas.
LUZ NO CAMINHO – Ubirajara Carvalho da Cruz
Páginas que ressaltam ideias que tomam força a partir de binômios como dúvida e certeza, fé e crença, ética, moral e Teoria dos Valores. Um mergulho no autoconhecimento, em linguagem inteligível ao grande público interessado nessa linha temática. Luz no Caminho é uma leitura que oferece rico manancial para reflexões e práticas necessárias a um novo olhar sobre a existência. Ed. 2015. 56 páginas.

FRAGMENTOS DE UMA VIDA – Walter Dias Fernandes
Walter Dias Fernandes perpetua suas lembranças, a partir de seus pais, de seus irmãos e irmãs, ligando os elos de seu passado com o seu presente, deixando este rico legado às gerações futuras, descendentes dessa rica trajetória de uma vida plena, luminosa, sensível, simples onde valores como honra, dignidade, fraternidade, e solidária amorosidade estão presentes em suas manifestações sentimentais que vão além de um simples registro biográfico. Ed. 2016. 168p.
MYRIAM – Jorge Calvario dos Santos
Um livro de poesias de Jorge Calvario dos Santos. Simultâneamente, ao lançamento de Myriam, pleno de poemas de uma inspiração romântica, o autor, que também é cientista, não economizou em sensibilidade: lançou, também, "Imprudências" na continuidade de seu faze poético. A capa de Myriam tomou como tema uma das figuras femininas das obras de Sansão C. Pereira. Ambas as edições, Myriam e Imprudências, são de 2016.
BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS – Ludmilla Elyseu Rocha e

Marli Guayanaz Muratori
O tema das «Biografias não Autorizadas», aduzindo, ainda, a questão do «Direito de Expressão em Confronto com o Direito de Proteção à Intimidade» vem mobilizando a sociedade brasileira. Neste livro, as professoras Ludmilla Elyseu Rocha e Marli Guayanaz Muratori se lançaram a um projeto que apresenta uma lúcida discussão sobre o tema. Como idealizadoras da obra, reúnem graduandos e especialistas em Direito para interagirem e discutirem o assunto, privilegiando a harmonia que resulta da subordinação à metodologia científica com a liberdade de cátedra. A proposta das organizadoras é a de explorar a qualidade e o interesse de jovens pesquisadores, lançando, assim, uma luz sobre esse assunto que resultou polêmico, ganhando divulgação na mídia e a apreciação dos magistrados da Suprema Corte de Justiça no Brasil. Ed. 2016. 160p.
REMINISCÊNCIAS DE AVIADOR: Histórias de um piloto da Força Aérea Brasileira

Raul Galbarro Vianna
Coletânea de casos vivenciados pelo autor, registrando a epopeia da aviação militar, durante a metade do século XX. Como piloto da Força Aérea, voando as aeronaves de seu tempo, entre elas as que são conhecidas pelas suas matriculas militares, o T-6 (North American), aeronave de treinamento, o C-47 (Douglas) que desempenhou relevante papel na integração nacional na década de sessenta, realizando os voos do Correio Aéreo Nacional, o B-25, avião de bombardeio leve, o C-54, quadrimotor bastante avançado para sua época, assim como o C-130, o Hércules, turbo-hélice de alto desempenho em serviço na Força aérea, Raul Galbarro Vianna traz para as páginas de seu livro o cenário de uma época romântica e de difícil construção para o desenvolvimento nacional que exigia, superação pessoal e dedicação profissional. Ed. 2016. 80 p.

A CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO (DECEA)

Irineu Rodrigues Neto
Um documento histórico sobre a criação de um organismo bastante importante para a sociedade brasileira. Irineu Rodrigues Neto, na condição de Major Brigadeiro do Ar, foi diretor do Departamento de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV). Em face de sua experiência, como piloto nessa área tão especializada da Aeronáutica Militar Brasileira, reuniu elementos que deram suporte à sua ideia inovadora de transformar o Departamento em um organismo independente que pudesse suportar o processo de avanço tecnológico que exigia da sociedade brasileira um novo olhar sobre essa atividade. O livro é um registro de todo o processo histórico dessa transformação. Ed. 2016. 128 p.
SAN TIAGO DANTAS E A POLÍTICA EXTERNA INDEPENDENTE

Adriano de Freixo e Thiago Rodrigues (organizadores)
Elaborada a partir de um seminário organizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense - UFF e organizada pelos Professores Adriano de Freixo e Thiago Rodrigues, esta coletânea traz algumas importantes contribuições para o entendimento desse rico período da História da Política Externa Brasileira e, com certeza, se tornará, obra de referência para estudantes e pesquisadores da política externa do Brasil contemporâneo. Ed. 2017. 180 p.
ESSÊNCIAS DE PEQUENOS FRASCOS

Ubirajara Carvalho da Cruz
Os registros contidos neste pequeno livro são o resultado de conversas entre parentes e amigos, colecionados pelo autor e que, inspirado nos Grandes Mestres da Humanidade, transformaram-se em pensamentos e aforismos espirituais Ideias foram, também, inspiradas no aprendizado familiar, a partir de conceitos éticos e morais que redundaram em aprendizado para aplicação no cotidiano. Ed. 2017. 44 páginas.
O EXEMPLAR DESTE LIVRO SERÁ OFERECIDO COMO CORTESIA AO ADQUIRIR UM DOS SEGUINTES LIVROS DO AUTOR: A CRUZ DE BARRABÁS, POEMAS SAGRADOS, LUZ NO CAMINHO.


.


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal