Um convite à ousadia



Baixar 62.39 Kb.
Encontro03.08.2018
Tamanho62.39 Kb.

Um convite

à Ousadia:

Para transformar o tédio em melodia!

manifesto por uma candidatura de juventude para as eleições 2010
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar.

O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar.

E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar.

Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá.”

(Gabriel Pensador).”


Somos mais de 50 milhões, cerca de 30% da população. Somos a juventude brasileira. Nunca fomos tantos, essa é uma marca da nossa geração. A violência exposta, urbana e marginal, é outra marca, somos acostumados com a morte e ao baixo valor da vida.

Somos sempre vistos como suspeitos pela sociedade. Ora como agressivos que bagunçam e não respeitam nada, ora como apáticos e alienados. O fato é: que em meio à democracia a polícia “pega e leva” a gente jovem reunida na praça e na periferia.

Vivemos a revolução informacional e a ditadura das grandes mídias. Numa sociedade quase “juventocêntrica”, a nossa imagem nas novelas é de saúde e beleza e nos jornais é de crueldade ou inconveniência. Juventude vende mais e “lava mais branco”, mas juventude pobre é juventude problema.

Enquanto as gerações anteriores deixaram como legado melhores condições de vida, nós estamos recebendo um mundo com maior concentração de riqueza, com problemas ambientais que podem comprometer a nossa existência, e a maioria terá mais dificuldade de se empregar, de se escolarizar, de ter moradia, do que nossos pais. Parece que um acordo foi quebrado na nossa civilização: a vida não vai melhorar, vai piorar para os que acabaram de chegar na população economicamente ativa.

Esses são os traços da nossa identidade geracional. No entanto, apesar dos estereótipos e do senso comum, existe na juventude brasileira uma geração política que não sabe o quanto irá contribuir, mas que quer dar a sua contribuição para o projeto de transformação socialista.

Com a queda do muro de Berlim, a esquerda ficou sem rumo. Com a crise financeira do capitalismo o socialismo novamente toma força no debate político e parece mais real do que nunca, como uma necessidade histórica. Entretanto, nós, os jovens, parecemos ainda demais apegados à diversidade que não enxergamos a nitidez da luta de classes.

Não sabemos ainda que papel interpretaremos nas cenas dos próximos capítulos, mas estamos ensaiando. Em Seattle, alguns atentaram a reunião do G-8. Em Paris, queimaram os carros da burguesia. Em Atenas, os estudantes lutaram contra a polícia. Nos Estados Unidos fizeram campanha pelo youtube e elegeram o Obama. Na Palestina, só restaram lançar pedras e sofrer a covardia dos tanques. Na América Latina, o ensaio passa pelas eleições e algumas manifestações estudantis no México e no Chile. No Brasil, os ensaios mais visíveis foram o enredo do passe livre nas mobilizações do transporte e as ocupações das reitorias pelos estudantes.

Somos imprescindíveis para a definição de qualquer projeto de país e de mundo. Contudo, para nós, é reservado a marginalidade, a violência, a falta de educação, a falta de terra, a metade de todo o desemprego, o trabalho precário que nos obriga a ganhar metade do que ganha um trabalhador adulto; ou então, menos ainda caso sejamos mulheres, negras e homossexuais. Somos os mais explorados pelo capitalismo! Em que pese as importantes políticas do governo Lula, ainda temos um longo caminho a percorrer rumo a um Estado que contemple nossas particularidades e garanta nossos direitos e nosso espaço de participação. Será preciso muita luta, muita rebeldia que derrote, inclusive, o atual governo do RS que está na contramão da história e é o principal inimigo da juventude gaúcha.

Nós jovens, queremos construir o nosso partido, o partido dos trabalhadores, para que seja capaz de ser a referência para juventude, de ser a alternativa concreta, de ganhar os tão difíceis e desconfiados corações e mentes da atualidade.

Queremos construir uma Juventude Petista capaz de organizar as diversas lutas, de fortalecer os diversos movimentos sociais e, principalmente, ser a referência para a juventude brasileira. Capaz de reconhecer a juventude como dona do seu próprio tempo, ajudar o nosso partido a se renovar constantemente sem se descaracterizar, sendo ela a força propulsora da construção de uma nova hegemonia política na sociedade.

É preciso que no centro da própria engrenagem, reinventemos a contra-mola que resiste, para alterarmos a postura do PT frente à juventude. É preciso que renovemos suas direções, seus quadros públicos para que seja possível que essas posições emirjam e ganhem seu devido lugar.

O futuro é hoje e ele nos pertence. Queremos aprender, sintetizar, avançar e, ao mesmo tempo, renovar. É preciso aprender com o melhor da tradição da esquerda socialista, ao longo da história forjada pela juventude na luta dos trabalhadores. É preciso renovar o PT com o compromisso militante, resgatar a capacidade de fazer luta ideológica entre a juventude e na sociedade, defender o socialismo e avançar na garantia e ampliação dos direitos da juventude brasileira e gaúcha.

É preciso renovar com um projeto de desenvolvimento para o RS que dê conta dos desafios da atualidade e consolide uma aliança entre os trabalhadores, setores médios e considere o papel central que deverá ter a juventude. Recoloque o PT como alternativa de projeto, fortaleça as organizações populares, melhore a vida do povo e construa a necessária hegemonia política dos trabalhadores, acumulando para nosso objetivo estratégico de construção do socialismo.

Nós jovens precisamos, portanto, participar das grandes decisões, daquelas que definem, além das nossas vidas, a de milhares de pessoas.

Chega de migalhas, queremos tudo o que nos pertence!

Queremos mudanças radicais que conquistamos nas lutas sociais, e também nas disputas eleitorais. Nossa presença contundente e combinada nestes dois espaços poderá fortalecer muito a luta juvenil, a disputa ideológica e a conquista dos nossos direitos através da implementação de políticas para a juventude.

Por tudo isso, nós jovens, apresentamos uma pré-candidatura à Deputado Estadual, que representará, um projeto coletivo, de uma demanda necessária, que engloba várias lutas. Porque queremos votar com paixão, com a convicção de que vale a pena acreditar na mudança radical, como a esperança que se renova a cada chegada da primavera,tendo a certeza de que não somos seres extraordinários, mas capazes de mudar o mundo.

Este anseio será representado pelo jovem, companheiro Mauricio Piccin, natural de Jaboticaba, com uma trajetória de luta no Movimento Estudantil e na juventude.

Maurício iniciou sua militância como Coordenador do Diretório Acadêmico da Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrou a Direção da Casa do Estudante Universitário e foi Coordenador da Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária (ENEV). Eleito diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 2003, foi também coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UFSM e candidato a Presidente da UNE em 2005, assumindo a Vice Presidência Nacional da entidade de 2005 a 2007. Integrou neste período a Direção Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores, coordenando a campanha de juventude do companheiro presidente Lula. Atualmente é Secretário Estadual de Juventude do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul.

Eleger Maurício Piccin deputado estadual será, sem sombras de dúvidas, uma grande tarefa militante. De renovação da luta por outra sociedade, pelo socialismo como necessidade e possibilidade histórica, pela juventude como possibilidade de superação. Uma grande tarefa militante na luta pelo fortalecimento do PT, da Juventude Petista, para transformar a institucionalidade em mais uma trincheira que fortaleça a luta do povo trabalhador, da juventude, das mulheres, dos negros e negras e da luta pela livre orientação sexual.

Queremos dar, de maneira única, a nossa contribuição ao projeto de transformação social, fruto do momento histórico cultural em que vivemos.

Portanto, fica aqui a todas e todos que querem fazer parte deste desafio, um Convite à Ousadia!

Assinam este manifesto:

  1. Ademir Severo - Coordenadoria Habitação de Ijuí

  2. Adinor José Capelesso – ex-Coordenador Regional da FEAB/ Militante da JPT Pelotas

  3. Adriano Oliveira – Vice-presidente da UNE 1999/2001 - Secretário de Organização do PT/RS

  4. Agripino da Costa – Militante do MAB de Nonoai

  5. Alessandra Guterrez – Conselheira Tutelar de Nonoai

  6. Alessandra Moraes da Silva – Militante do PT de Portão

  7. Alessandro Guterrez – Agricultor de Nonoai

  8. Alex Barcelos - Militante da JPT de Candiota

  9. Alex Mengel - Agrônomo, ex-diretor do DCE UFSM e ex-coordenação da FEAB

  10. Aline Müller - ex-coordenação nacional ENEV e DCE-UFSM

  11. Aline Sulzbacher - mestranda em geografia UFSM

  12. Allan Simões - Estudante ciências sociais da UFSM

  13. Ana Cláudia Oliveira - professora e mestranda em letras - Santa Maria

  14. Ana Isabel Luge – Economista e militante do PT Santa Maria

  15. Ana Paula Lemos – Militante da JPT Pelotas

  16. Ana Paula Scherer – Militante JPT Ijuí

  17. Ananda de Carvalho – DCE da UFSM e Militante da JPT de Santa Maria

  18. Anderson Garibaldi – Militante do PT de Candiota

  19. Anderson Machado - Coordenador Geral do DCE UFSM e Militante da JPT de Santa Maria

  20. Angelica Stefanello Prevedello - Militante da PJR de Nova Palma

  21. Antonio Belmonte Farias – Militante do PT de Palmeira das Missões

  22. Argeu dos Santos Pinheiro – Militante JPT de Teutônia

  23. Ariadine Dias - DCE da FACENSA e Chefe de Gabinete da SMERC de Gravataí

  24. Bianca Oliveira – Militante da JPT de Pelotas

  25. Bruna Lima – Estudante de história da UFSM

  26. Camila Braga Siqueira – Militante da JPT e Candidata à vereadora em 2008 em Portão

  27. Camila Madruga Oliveira – Militante do PT Pelotas

  28. Camila Rodrigues Fermiano – DCE da FACENSA e da Coordenação Municipal da AE de Gravataí

  29. Camila Saccol - Militante JPT Gravataí

  30. Camila Scher – Vendedora, de Nonoai

  31. Camila Scopel de Lima - Militante do PT de Vacaria

  32. Carlos Alberto Romeiro - militante do PT Santa Maria

  33. Carolina Moro - Estudante de Comunicação Social da UNIFRA – Santa Maria

  34. Cassiane Morales – Direção da JPT Pelotas

  35. Catia Ávila - Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Ijuí

  36. Clarananda Barreira - Direção Estadual da JPT, Setorial Estadual de Mulheres do PT e DEAE

  37. Claudemir do Nascimento - Coordenador de Comunicação da JPT de Sapiranga

  38. Claudinei Ascoli - Estudante agronomia da UFSM

  39. Claudir Diniz (Índio) - Vereador em Nonoai

  40. Cléber Petró - DCE UFSM e Militante da JPT de Santa Maria

  41. Cléverson Mesquita – Professor de Santa Maria

  42. Cristiane Bertoldo – Coordenadora da Juventude da Prefeitura de Nova Palma

  43. Cristiano Dos Santos Flor – Militante da JPT de Palmeira das Missões

  44. Cristiano Pires - Direção Municipal da JPT – Sapiranga

  45. Cristiano Schumacher – Direção Estadual do MNLM e Candidato a vereador 2008 em Santa Maria

  46. Cristofer Teixeira – Militante JPT Ijuí

  47. Daniel da Silva Borges - Secretário Municipal da JPT de Candiota

  48. Daniel Damiani - Direção Estadual da JPT e Diretor da UNE

  49. Daniel Ortiz – Estudante de jornalismo da UCPEL e militante da JPT de Pelotas

  50. Daniel Pedrian - estudante de psicologia ULBRA Santa Maria

  51. Daniela Cielo – Estudante de Santa Maria

  52. Daniela Fernandes - Coordenação de mobilização da JPT de Candiota

  53. David Martins - estudante de história - DCE-UFSM

  54. Dejair de Castro - Militante da JPT e Secretário Geral do PT de Palmitinho

  55. Dieniffer Ribeiro Machado - Coordenação da PJ de Cachoeira do Sul

  56. Dilano Schrainer – Militante da JPT - Marau

  57. Diogo Ferreira – Estudante de Eng de Energias Renovaveis na Unipampa, Militante JPT de Bagé/Dom Pedrito

  58. Diogo Savanhago – Militante da PJR – Nova Palma  

  59. Dionathã Rigo - Estudante agronomia da UFSM

  60. Dionato Marcos de Oliveira - Pastoral da Juventude –Ijuí

  61. Diorgines Silva Nunes - Engenheiro florestal de Santa Maria

  62. Ederson Pinto da Silva (Z3) - Militante do PT Pelotas

  63. Edicléia Mayeski – Professora de Nonoai

  64. Eduardo Flech – Estudante da Economia - DCE UFSM

  65. Eduardo Luft – Agrônomo, ex-diretor do DCE UFSM, ex-coordenação da FEAB- Ibirubá

  66. Eleusiane Jost - militante do PT e professora – Tunas

  67. Elisa Pedroso - Militante da JPT Soledade

  68. Elise Lurdes Severo – Direção Estadual da JPT e do Diretório Municipal do PT Ijuí

  69. Eliseu Diniz de Oliveira – Militante do PT de Nonoai

  70. Evandro Klauzer Antunes – Militante da JPT de Palmeira das Missões

  71. Fábio Wilke - Estudante história da UFSM

  72. Fabiola de Pellegrin- Coordenadora de Assistência Social da Prefeitura de Nova Palma

  73. Fabrício CZO – Movimento estudantil secundarista de Santa Maria

  74. Felipe Guerra - militante do PT estudante de veterinária UFSM

  75. Felipe Scopel de Lima – Coordenação Regional Campos de Cima da Serra do PT - Vacaria

  76. Fernanda Carlise Mattioni – Enfermeira, Mestranda na UFRJ

  77. Fernanda Klauzer Antunes – Militante da JPT de Palmeira das Missões

  78. Fernando Lemos - ex-presidente Federação Gaúcha de Canoagem

  79. Flademir Cardoso - Secretário Municipal da JPT e Coordenador de Juventude da Prefeitura de Sapiranga

  80. Francieli da Silva Oliveira – Militante JPT de Cidreira

  81. Francineda Silveira Moreira – Militante da JPT de Esteio

  82. Giane Lara – Professora e militante da JPT Santa Maria

  83. Gilmar Rodrigues - Militante do PT de Candiota

  84. Giseli Bertoldo - Coordenadora Estadual do Movimento das Mulheres Camponesas – Nova Palma

  85. Graziela Motta - Estudante ciências sociais da UFSM

  86. Gustavo Aires - Movimento estudantil secundarista de Santa Maria

  87. Gustavo dos Santos – Militante da PJR Nova Palma

  88. Halley Lino de Souza – Presidente Municipal do PT de Rio Grande

  89. Haryedne Pretto – Direção Municipal da JPT - Esteio

  90. Igor de Beazi - Agrônomo, ex-diretor da UNE, ex-coordenador do DCE UFSM

  91. Igor Poletto - Doutorando Engenharia Florestal UFSM

  92. Igor Vargas Paes - DCE da FACENSA e Coordenador do Projovem de Gravataí

  93. Isaias Bertoldo Binotto – Militante da PJR – Nova Palma

  94. Israel Fraga – Militante da JPT de Gravataí

  95. Ivomar da Silva - Militante da JPT de Vicente Dutra

  96. Jaciéle Sell - Mestranda geografia na UFSM

  97. Janine Rossato – Professora - Porto Alegre

  98. Jardel Vettoratto - estudante de direito UFSM

  99. Jean Simão - Mestrando Filosofia na UFSM

  100. Jeferson Vogth - Militante da JPT e Candidato a vereador em 2008 em Coronel Barros

  101. João Marcos do Santos Pinheiros – Militante do PT de Teutônia

  102. Joice Baggio - Assessora do gabinete do prefeito de Nova Palma

  103. Joice Rodrigues - Militante do PT de Candiota

  104. Joseane dos Santos - Militante da JPT e Chefe do Setor de Atos Sociais da Prefeitura de Gravataí.

  105. Jovina Aguiar - Coordenadora do OP (SMERC) e Militante da JPT de Gravataí

  106. Juliano Ferreira de Sá (Bocão) – Militante do PT – Porto Alegre

  107. Júlio Canello - Advogado, ex-coordenador do DCE UFSM e ex-coordenação FEAB

  108. Julio César Neves - Direção Estadual da JPT – Cachoeira do Sul

  109. Jurandara Coletti – Professora Estadual - Portão

  110. Karoline Bitello – Coordenadora do D.A de Ciências Sociais da UNISINOS - Cachoeirinha

  111. Kelen Rodrigues Costa - Militante do PT de Candiota

  112. Lara Coletti – Secretária Municipal e Direção Estadual da JPT - Portão

  113. Lediane Chagas da Silva - Militante da PJ e da JPT - Cachoeira do Sul

  114. Leticia Otero – Militante da JPT de Palmeira das Missões

  115. Lotário de Souza - DCE UFSM e Militante da JPT de Santa Maria

  116. Luana Vais - Direção Municipal da JPT de Candiota

  117. Luciana V. K. Mai – Militante PT Ijuí

  118. Luciano Gonçalves dos Santos – Servidor Público – Porto Alegre

  119. Macarena Rodriguez - Estudante Eng. Florestal da UFSM

  120. Magda Dala Mea Facco - Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Palma

  121. Maikon Martins da Rosa - Militante da JPT e Coordenador da Pastoral Operária de Soledade

  122. Malone Rodrigues - Coordenador da Pastoral da Juventude e Militante da JPT de Gravataí 

  123. Manoel Almeida – Militante do PT de Palmeira das Missões

  124. Marcela B. Lucero - Secretária Adjunta da JPT e candidata a vereadora em 2008 em Sapiranga

  125. Marcelo Bombardieri - estudante ciências sociais - DCE-UFSM

  126. Marcelo Dal Pai – Músico de Porto Alegre

  127. Marcelo de Ávila Rosa – Militante do PT de Palmeira das Missões

  128. Marcelo de Moura – Coordenação Estadual da PJR e Vereador do PT em Nova Palma

  129. Marcelo Moreira - Militante da JPT de Candiota

  130. Marcelo Piccin – Diretor do Ministério do Desenvolvimento Social

  131. Marcelo Schneider da Silva – Militante da PJ de Cachoeira do Sul

  132. Marcelo Trevisan – Engenheiro Agrônomo, Diretor de Movimentos Sociais da UNE 1999/2001

  133. Marcelo Valente – Militante do PT Pelotas

  134. Márcia Rambo - Direção da Casa do Estudante e do DCE da UFSM

  135. Marcia Sganzerla - Membro Diretório Municipal do PT e da JPT em Palmeira das Missões

  136. Márcio Marrek Berbigier - Coordenador Geral de Regularização Fundiária – DFR, Charqueadas

  137. Marcio Stefani - Coordenador do Orçamento Participativo de Esteio

  138. Marco A Costa - Estudante Física da UFSM

  139. Marcos Jakoby - Coordenação do Projovem de São Leopoldo

  140. Marcos Piccin – Doutorando da UNICAMP, ex-diretor do DCE UFSM e ex-coordenação da  ENEV

  141. Margareth Fontoura - educadora e militante do PT

  142. Maria A. Iahn  – Militante do PT de Palmeira das Missões

  143. Maria de Lourdes Fortuna Damiani – Ex-Coordenadora Regional de Educação da 23ª CRE, Professora Aposentada de Porto Alegre

  144. Mariana Carlos - Vereadora do PT em Cachoeira do Sul

  145. Mariane Binotto Piovesan – Coordenadora da PJR – Nova Palma

  146. Marilse Losekann - Mestranda em Geografia na UFSM

  147. Marina de Souza Coletti – Militante da JPT Portão

  148. Marinei Antunes Garcez - Servidor Público e militante do PT – Dom Pedrito

  149. Marion Perini – Estudante de Geografia da UFSM

  150. Marlene Mandelle – Professora de Nonoai

  151. Mauricio Piccin – Vice-Presidente da UNE 2005/2007 e Secretário Estadual da JPT/RS

  152. Michele da Silva – tecnóloga em turismo - Pelotas

  153. Nádia Fernandes de Oliveira – Nutricionista, mestranda extensão rural na UFSM

  154. Nairo Sanches - militante do PT e analista de sistemas - Santa Cruz do Sul

  155. Neli Terezinha de Souza Facco – Militante do PT de Nova Palma

  156. Nilzar Marina Araújo – Sindicato Municipários - Pelotas

  157. Olnei da Silva – Militante do PT de Palmeira das Missões

  158. Oseias dos Santos – Agricultor de Nonoai

  159. Paulo Denisar – Militante do PT e Professor da Universidade Federal de Alfenas

  160. Paulo Guth – Agrônomo, Militante do PT

  161. Paulo Leivas de Freitas (Bado) - Presidente do Conselho Mun. Habitação - Santa Maria

  162. Paulo Sérgio Guterrez – Estudante - Nonoai

  163. Pedro Silveira - DCE UFSM e Militante da JPT de Santa Maria

  164. Pedro Velloso - Estudante de Ciências Sociais da UFSM

  165. Priscila Morais - Movimento Estudantil UFRGS, Militante da PJE e Coordenação Estadual da JAE

  166. Quelen Silva - Setorial de Saúde do PT/RS

  167. Rafael Iahn Farias - Assessor Parlamentar e Militante da Juventude do PT de Palmeira das Missões

  168. Rafael Schervenski (RACS) - Secretário Geral do DACOM-UFRGS, militante da JPT de Porto Alegre

  169. Rafael Soares Rodrigues – Direção da JPT Pelotas

  170. Raquel Binotto Piovesan - Militante da PJR – Nova Palma

  171. Rita de Cassia Soares - estudante nutrição UNIFRA – Santa Maria

  172. Roberto Flech - Secretário Municipal da JPT Santa Maria

  173. Rodrigo Carlos Engler (Café) – Militante JPT Ijuí

  174. Rodrigo de Moura – Militante MPA - Canguçu

  175. Rodrigo Matheus Correa - Militante da JPT e Candidato a vereador em 2008 de Montenegro

  176. Rodrigo Schley - Coletivo Estadual da Juventude da CUT e Direção Municipal da JPT - Porto Alegre

  177. Rodrigo Teixeira - Militante da JPT de Candiota

  178. Rodrigo Zanconaro - Militante do MAB - Nonoai

  179. Rogerio Iahn Farias – Militante da JPT de Palmeira das Missões

  180. Romaneli Amaro Batalha – Militante JPT Pelotas

  181. Rosana Sieber Muller – Militante MNLM em Porto Alegre

  182. Rosangela Helwing – Militante da JPT de Candiota

  183. Rosangela Martins – Professora de Nonoai

  184. Rudimar Barea – Coordenador Estadual da PJR - Ciríaco

  185. Sandro Zamatto - Militante da JPT de Candiota

  186. Saulo Ribeiro - Estudante filosofia, DCE UFSM

  187. Sérgio Barcellos – Veterinário, Mestrando CPDA/UFRRJ

  188. Sérgio Diniz de Oliveira – Estudante - Nonoai

  189. Silvane Dill – Militante do PT de Palmeira das Missões

  190. Simoni Gabbi  – Militante da JPT de Palmeira das Missões

  191. Suelen Aires - Militante do Movimento Estudantil na UFSM e Direção Estadual da JPT

  192. Tábata Silveira – Estudante de Direito da PUC/RS e Secretária Nacional da PJE

  193. Taciane da Silva – Militante da PJ de Cachoeira do Sul

  194. Taciane Hermann - Estudante de Filosofia da UFSM

  195. Tafarel Klauzer Antunes - Militante da JPT em Palmeira das Missões

  196. Tainá Turri - mestrado em ciências sociais – UFSM

  197. Taís Raquel Knebelkamp - Militante do PT de São Leopoldo

  198. Térson Feltrin – Professor em Santa Maria

  199. Thiago Gonçalves da Silveira - Assessor de Juventude do governo municipal de Esteio

  200. Tiago Boldrin - Estudante Física da UFSM

  201. Tiago Eilers – Veterinário, mestrando na UFSM

  202. Tiago Scopel Machado - Membro do Conselho Fiscal do Diretório do PT de Vacaria

  203. Tomaz Fantin de Souza - Militante da JPT em Porto Alegre

  204. Udo Adriano Tichler - militante do PT Santa Maria

  205. Vagner Lopes – Agrônomo de Santa Maria

  206. Victor Bertoldo – Coordenador da Secretaria de Saúde do município de Nova Palma

  207. Vilson Pereira da Costa - Militante da JPT de Teutônia 

  208. Vinícius Dalbianco – Agrônomo, mestrando extensão rural na UFSM

  209. Vinícius Luge - Artista plástico, mestrando educação na UFSM

  210. Vinícius Oliveira – Militante do Movimento Estudantil secundarista de Santa Maria

  211. Vítor Costa – Filósofo de Santa Maria

  212. Vitor Neves – Músico - Pelotas

  213. William Vargas Paes – Militante da JPT de Gravataí

  214. Zilda Pinto da Silva – Militante do PT de Candiota 

Para assinar o manifesto mande um e-mail para: mauriciopiccin.jpt@gmail.com

Ou ligue: (51) 98677416 (51) 99218285


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal