Uma casa para a cultura e entretenimento em Porto Alegre



Baixar 30.8 Kb.
Encontro14.02.2018
Tamanho30.8 Kb.


Uma casa para a cultura e entretenimento em Porto Alegre

  

O Teatro do Bourbon Country, maior operação de teatro dentro de um shopping no Rio Grande do Sul, oferece o máximo de conforto e segurança em uma casa que se molda a todos os formatos de espetáculo. Inaugurado em 5 de junho de 2007, é o mais versátil espaço dedicado ao entretenimento e à cultura no Rio Grande do Sul. Com uma área total de 4.100m² e uma configuração que permite diferentes opções de uso e de acomodação, conforme o evento ou espetáculo, o local abriga desde exposições, mostras de arte, gravações de programas de TV, set de filmagens publicitárias e cinematográficas, desfiles de moda, congressos e formaturas, até grandes espetáculos das artes cênicas e shows musicais.


Em 3 anos de atividades, a casa realizaou mais de 300 eventos, cerca de 540 apresentações e recebeu público superior a 480mil pessoas. Já subiram ao palco do Teatro do Bourbon Country nomes como Marisa Monte, Ney Matogrosso, Maria Rita, Fafá de Belém, o italiano Zucchero, Dolores O’Riordan, grupos de teatro e dança como Balé Real da Dinamarca, Teatro Negro de Praga e Circo da China. O local também é consagrado como espaço de encontros empresariais de grande porte, filmagens e formaturas. Banrisul, AGAS, TV COM, Rádio Gaúcha, Associação Riograndense de Propaganda foram algumas das instituições que elegeram o teatro como cenário ideal para seus eventos.
A casa é uma iniciativa do Grupo Zaffari e Opus Promoções, com o apoio dos patrocinadores Nestlé, Vonpar e Redecard. A administração do espaço está a cargo da Companhia Opus de Entretenimento. O surgimento da empresa, criada em parceria entre a Cia. Zaffari e Opus Promoções, foi um marco para o incremento da infra-estrutura cultural do Estado e trouxe à capital gaúcha um destaque ainda maior na rota dos melhores espetáculos nacionais e internacionais.
Localizado no segundo piso do Bourbon Shopping Country, este teatro tem capacidade para receber confortavelmente mais de 1 mil pessoas sentadas. As cadeiras da platéia baixa podem ser retiradas, transformando o primeiro andar da casa em uma grande pista que chega a abrigar mais de 2 mil espectadores. O espaço ainda pode adquirir diferentes configurações com a colocação de mesas e passarelas, adaptando-se a todo tipo de espetáculo artístico ou evento empresarial.
O endereço estratégico traz ao público facilidades como estacionamento amplo e seguro, além de toda a gama de serviços proporcionados pelo mix de lojas do empreendimento. O conforto para o público é uma das principais preocupações do Teatro do Bourbon Country. As poltronas são confortáveis, a distância entre as filas é ampla, a fim de facilitar a circulação, e o ambiente é climatizado. Com 3 foyers e 2 agradáveis bares-cafeterias, a casa é também um ponto de encontro para os porto-alegrenses sintonizados na cena cultural da cidade.
O Teatro do Bourbon Country está preparado para receber eventos de grande porte que utilizem efeitos visuais e sonoros de última geração. Durante temporadas de grandes espetáculos, equipes de até 100 profissionais se envolvem na realização dos eventos, garantindo a qualidade da programação cultural e o melhor atendimento ao público.
O espaço mantém um acordo operacional com uma central de vendas de ingressos permanente, de ampla utilização. Para a segurança e comodidade do público, a central de vendas aceita cartão de crédito para a compra de ingressos de muitos dos seus espetáculos. Além de dar suporte na comercialização de tickets, ela também atende diversos eventos e outros teatros.

O PALCO
O palco do Teatro do Bourbon Country possui uma estrutura completamente desmontável, fazendo com que o ambiente possa se adaptar a diferentes tipos de espetáculos. A cenotécnia e consultoria de planejamento teatral foram realizadas pela Solé Associados, empresa responsável por transformar o prédio da Estação Júlio Prestes (SP), conhecida como Estação da Luz, na maior sala de concertos da América Latina e sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; e pelos planos cenotécnicos do Auditório do Ibirapuera (SP) e ainda da Cidade da Música (RJ). A empresa também assina os seguintes projetos: Theatro Municipal de São Paulo (SP), Theatro José de Alencar (CE), Theatro Santa Isabel (PE), Theatro Pedro II (SP), entre outros.


O projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto Sérgio Monserrat, que também comandou toda equipe de arquitetos e de profissionais envolvidos nos projetos complementares. O arquiteto tem no portfólio grandes projetos, como o Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, e o Bourbon Shopping Pompéia, inaugurado este ano em São Paulo.

PROJETO ACÚSTICO


O Teatro do Bourbon Country tem o conceito básico de um teatro estúdio, permitindo grande maleabilidade. A platéia retrátil e o palco removível possibilitam a transformação do espaço em um grande salão.
A consultoria em acústica do Teatro do Bourbon Country foi desenvolvida pela equipe da Acústica & Sônica. O projeto foi liderado por José Augusto Nepomuceno, arquiteto especialista em acústica de salas e que teve participações em projetos notáveis como na Sala São Paulo, Teatro Alfa, Auditório Ibirapuera, Teatro do Sesc Pinheiros, Teatro do Sesc Santana, entre outros. Nepomuceno colaborou também em equipes internacionais. A Nashville Symphony Hall e o Cleveland Museum of Arts, ambos nos Estados Unidos, e a Cidade das Artes de Galícia, na Espanha.
A qualidade acústica foi um dos motivos da casa ter sido escolhida em 2008 para abrigar a maior parte dos ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) durante o período de construção da sede permanente da orquestra.

INSTALAÇÕES


Nos quatro andares do Teatro do Bourbon Country, encontram-se quatro camarins especiais no backstage, um camarim coletivo com capacidade para até 60 pessoas e dois camarins no foyer de entrada. Para garantir o acesso a portadores de necessidades especiais e pessoas idosas, há uma plataforma para acessibilidade até o andar dos camarotes, e banheiros adaptados. A casa dispõem também de cinco camarotes onde é oferecido serviço de bar, com atendimento especial de garçons para aqueles que desejarem.

PARCERIAS


A versatilidade do espaço, que permite abrigar vários tipos de eventos, atrai público de diferentes perfis e propicia que as empresas apoiadoras possam vincular sua marca ao evento que mais potencialize sua atividade. O projeto arquitetônico inovador do Teatro do Bourbon Country ainda faz com que os espectadores tenham diversas formas de interagir com os patrocinadores. A circulação permanente de pessoas no local e o grande número de atrações também são fatores que favorecem a melhor visibilidade dos anunciantes. Entre as empresas que patrocinam e apóiam a programação cultural do Teatro estão a Souza Cruz, Florense e Tramontina.

SOBRE O GRUPO ZAFFARI
O Grupo Zaffari é reconhecido prioritariamente por sua atuação no setor supermercadista, com 29 unidades entre supermercados e hipermercados. Há 75 anos atuando no varejo – dos quais 50 no autosserviço e 19 na administração de shopping centers – o Grupo tem sua origem na região norte do estado do Rio Grande do Sul, onde na década de 50 estabelece as primeiras filiais, iniciando suas atividades em Porto Alegre dez anos mais tarde. Na capital paulista, o Grupo Zaffari inaugurou em 2008 o Bourbon Shopping São Paulo, 5ª unidade da Divisão Bourbon Shopping.
Apoio à cultura
Profundamente integrado às comunidades onde atua, o Grupo Zaffari possui uma longa trajetória de produções culturais dedicadas à população e apresenta como destaques as inaugurações do Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e do Teatro Bradesco, em São Paulo. Tanto a música como a literatura, as artes plásticas e cênicas têm sido contempladas pelos projetos patrocinados e realizados diretamente pelo Grupo. Em 2010, o mais emblemático de todos - os Concertos Comunitários Zaffari - completou 23 anos de história ininterrupta. Ainda no campo da música, uma série de mais de 10 CDs de artistas gaúchos e de coletâneas de clássicos foram lançados pela Cia. Zaffari de Supermercados e Hipermercados. No campo das letras, desde 2004 a empresa tem editado a série dicionarizada que homenageia a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. Até o momento, mais de 30 publicações, nos últimos 18 anos, contaram com o apoio e patrocínio da empresa. Ainda referente à literatura, a Cia. Zaffari patrocina o maior prêmio em dinheiro do país para o melhor romance em língua portuguesa - o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, que em sua última edição distinguiu Cristovão Tezza pela obra "O Filho Eterno". A Cia. Zaffari faz parte também do grupo de empresas patrocinadoras da tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.

SOBRE A OPUS PROMOÇÕES
Há 35 anos na área de produção cultural, a Opus Promoções é uma das maiores empresas realizadoras de eventos no Brasil, sendo referência de qualidade junto a importantes artistas e produtores nacionais. A empresa atua principalmente no Rio Grande do Sul, tanto em Porto Alegre como no Interior, e já realizou eventos no Paraná, Santa Catarina, Brasília, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Além de estar a frente da operação do Teatro do Bourbon Country, a Opus, junto com a Cia. Zaffari também opera no Teatro Bradesco de São Paulo.
Grandes nomes internacionais e nacionais desembarcaram nos palcos gaúchos através da Opus, incluindo shows memoráveis foram Astor Piazzola & Quinteto, Elis Regina, Chico Buarque, Ray Charles, Pearl Jam, Sammy Davis Jr, Sting, Gotan Project, Roger Daltrey, Dolores O’riordan, Santana, Oasis, Charles Aznavour, Dionne Warwick Cindy Lauper, Liza Minnelli, Burt Bacharach, Placebo, entre outros. A empresa trouxe também as maiores e mais respeitadas companhias de dança do        Brasil e do mundo. Ballet Kirov, Mikhail Baryshnikov, Maurice Bejárt, The Parsons Dance Company, Kataklò Athletic Dance Theatre, Pilobolus Dance Theatre, Quasar Cia. de Dança, Eva Yerbabuena, Momix e Grupo Corpo, são alguns exemplos da excelência na programação de dança. Nas artes cenicas, algumas das montagens foram “Às Favas com os Escrúpulos”, com Bibi Ferreira, “Gloriosa”, com Marília Pera, “A Loba De Ray-Ban”, com Christiane Torloni, “Calígula”, com Thiago Lacerda, o musical “Avenida Q”, “Pernas pro Ar”, com Claudia Raia, “Não Sou Feliz, mas Tenho Marido”, com Zezé Polessa, “Gata em Teto de Zinco Quente”, com Vera Fischer, além de humoristicos como “Terça Insana”, “Cia. Os Melhores do Mundo” e o projeto “Quinta Alegre”, com André Damasceno e diversos comediantes convidados.
São muitas histórias para contar, afinal, foram mais de 6 milhões de espectadores, mais de 4 mil apresentações e cerca de 2.000 espetáculos já realizados. Para saber mais, acesse www.opuspromocoes.com.br.
SOBRE A NESTLÉ
A Nestlé é a maior Empresa de nutrição, saúde e bem-estar do mundo e incentiva constantemente a cultura e educação no País. Além do apoio ao Teatro do Bourbon Country, desenvolve e apóia uma série de outros projetos nestas áreas, tais como o restauro da Estação Ferroviária de Araras e a construção de um Centro Cultural na cidade – que é berço da Nestlé Brasil. Outro projeto apoiado pela empresa é o reparo do Moinho Colognesi, em Ilópolis, no RS, e a construção do Museu do Pão e da Escola de Confeitaria no município.  Além disso, tem em seu portfólio o Nutrir, que é o principal programa de responsabilidade social da companhia e tem como premissa contribuir para uma melhor educação alimentar no País. Só no ano passado capacitou mais de 3 mil educadores em 700 escolas e organizações sociais e beneficiou 270 mil crianças e adolescentes, contando com a participação voluntária de 1,5 mil colaboradores da empresa, que doaram seu tempo para o programa. O Nutrir, que foi criado pela unidade brasileira da Nestlé em 1999, tem sido espelho para outras filiais da companhia no mundo: a Nestlé México já "importou" este modelo e as unidades do Equador, Colômbia e Venezuela pretendem implementar o programa.
A Nestlé opera em 87 Países com marcas mundialmente consagradas. Possui 27 unidades industriais no País e atuação  da  empresa abrange segmentos de mercado como achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica e de performance, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar.

SOBRE A VONPAR
A Vonpar refrescos, fabricante dos produtos da linha Coca-Cola e distribuidora da Femsa Cerveja Brasil no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é uma das patrocinadoras do Teatro do Bourbon Country, novo espaço cultural de Porto Alegre. O apoio da Vonpar ao projeto, conta com ambientação dos dois bares com as marcas Coca-Cola e Bavária Premium. A Vonpar é uma constante investidora na área cultural por acreditar no poder transformador das manifestações artísticas. A empresa patrocina diversas outras ações relacionadas a esta área como Projeto Multipalco Theatro São Pedro, Fundação Iberê Camargo, Bienal do Mercosul, entre outros. Em 2006, a empresa investiu cerca de R$ 500 mil em apoio a iniciativas culturais.
SOBRE A REDECARD
A Redecard (Bovespa RDCD3), credenciadora multibandeira de cartões de crédito, débito e de benefícios, é uma das líderes da indústria de cartões de pagamento no mercado brasileiro. Além da atividade de credenciamento de estabelecimentos e captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações com cartões de crédito e débito, a Companhia oferece outros produtos e serviços aos seus clientes, como o aluguel dos equipamentos para captura eletrônica de transações (POS), o pré-pagamento de recebíveis aos estabelecimentos, referentes às vendas por eles realizadas com cartões de crédito, o serviço de consulta de cheques por meio dos seus equipamentos POS, além dos serviços de captura e transmissão de transações realizadas com cartões de benefícios (Voucher) e com cartões de lojas (Private Label).

Teatro do Bourbon Country

Av. Túlio de Rose, 80 SUC 301 A - 2º piso

Cep. 91340-110     Porto Alegre - RS

Fone: (51) 3375 3700



recepcao@teatrodobourboncountry.com.br

www.teatrodobourboncountry.com.br
Central de Vendas

De segunda a sábado, das 14h às 22h

Av. Túlio de Rose, 80 - 2º piso

Cep. 91340-110     Porto Alegre - RS


Telentrega Ingresso Show (51) 8401 0555 e

De segunda a sexta das 9h às 19h (exceto feriados)
Informações para a imprensa:

Assessoria de imprensa Opus Promoções

Cátia Tedesco - (51) 3235.4545 - catiatedesco@opuspromocoes.com.br

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal