Umidade de equilíbrio



Baixar 2.92 Kb.
Encontro04.04.2018
Tamanho2.92 Kb.

UMIDADE DE EQUILÍBRIO
O conhecimento do mecanismo de troca de vapor d’água entre os materiais biológicos e o ambiente é de grande importância no processamento de grãos, particularmente na secagem e na armazenagem de grãos. Como todo material higroscópico, os grãos têm a propriedade de ceder ou absorver umidade do ar que os envolve.

Os grãos, em um determinado ambiente onde a umidade relativa do ar oscila, vão absorver ou ceder certa quantidade de água quando a umidade relativa ambiente é aumentada ou diminuída, tendendo sempre para um ponto de equilíbrio. No ponto de equilíbrio a pressão de vapor d’água dentro do grão é igual a pressão de vapor contida no ar.



Toda substância que contem umidade possui uma pressão de vapor d’água. Quanto maior o teor de umidade maior é a pressão de vapor e vice-versa. Quando o grão e o ar que o envolve apresentam diferentes pressões de vapor, a umidade movimenta-se da substância com maior pressão de vapor para aquela de menor pressão até atingir um ponto de equilíbrio. Neste ponto cessa o movimento de umidade e diz-se então que o grão atingiu o teor de umidade de equilíbrio.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal