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UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE BELAS-ARTES





O contributo de um museu de design para a preservação da

cultura popular

O MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo e a exposição Museu Rural do Século XXI

Catarina de Castro Cid

MESTRADO EM MUSEOLOGIA E MUSEOGRAFIA

2013


UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE BELAS-ARTES





O contributo de um museu de design para a preservação da

cultura popular

O MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo e a exposição Museu Rural do Século XXI

Catarina de Castro Cid

MESTRADO DE MUSEOLOGIA E MUSEOGRAFIA

Dissertação orientada pelo Professor Doutor Jorge dos Reis e coorientada pela Mestre Bárbara Coutinho

2013

Resumo


Esta tese tem como objeto de estudo o papel dos museus de design na preservação da cultura popular. Decorrente do problema apresentado, definimos como objetivo geral refletir sobre a importância de um museu dedicado ao design na preservação do património cultural, mais especificamente da cultura popular na sociedade contemporânea, nomeadamente dos objetos, artefactos e também bens imateriais, e qual a sua pertinência para a disciplina do design e as expressões artísticas. Para isso considerámos dois estudos de caso, o MUDE - Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo, a sua missão e objetivos como museu de design, a sua programação e as exposições que se relacionam de forma mais direta com a cultura popular e o seu papel na consciencialização do público para estas problemáticas; e ainda, a exposição Museu Rural do Século XXI, a sua missão, conceito e objetivos.

A relação que o MUDE se propõe criar com a cultura popular abre o campo da disciplina do design e faz-nos questionar qual a sua atual definição e ação através de temas que apresenta como: a importância dos alimentos, na exposição Sementes, Valor Capital; os objetos adaptados por aqueles que procuravam a criação de objetos realmente úteis, na exposição Tesouros da Feira da Ladra; a utilização de materiais tradicionais, na exposição Percursos; o problema da desertificação e da procura de recuperação das economias em comunidades do interior, na exposição Museu Rural do Século XXI; ou a relação com as comunidades à margem, na exposição Bip Zip. Foi com este objetivo que nos propusemos a refletir sobre as várias tipologias de objetos que contam a evolução do Homem na sociedade, tanto os objetos feitos numa perspetiva de produção industrial, como numa perspetiva artesanal e criativa.

A relação entre o design e a cultura popular é debatida em concreto no campo específico dos museus uma vez que o nosso objetivo é compreender como os objetos tradicionais podem ser criados, expostos e entendidos numa relação entre o passado e o presente, ou seja, como é que o património material e, também o imaterial, pode ser preservado dentro de uma cultura contemporânea e dado a conhecer de forma viva.

Palavras-Chave: Museologia, Museografia, Design, Artesanato, Artefactos, Património, Cultura Popular, Tradição, Cultura Contemporânea.

Abstract


This dissertation aims to study the design museum’s role in the preservation of folk culture. The objective is to reflect on the importance of a museum dedicated to design in the preservation of cultural heritage, especifically of folk culture in contemporary society, particularly of objects, artefacts and also immaterial heritage, and on its pertinence to design and the artistic expressions. For that, we considered MUDE - Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo as a case study, its mission and objectives as a design museum, its program and exhibitions that relate more directly with folk culture and its role in public awareness of these issues and also the exhibition 21st Century Rural Museum, its mission, concept and objectives.

The relationship that the museum intends to create with folk culture opens the field of the discipline of design and makes us wonder about its current definition and action through themes presented such as: the importance of food, in the exhibition Seeds. Capital Value; or artefacts adapted by those who sought to create really useful objects, in the exhibition Treasures of Feira da Ladra; or the use of traditional materials, in the exhibition Linde Burkhardt. Routes; or the problem of desertification and the seek to recover the economies in inland communities, in the exhibition 21st Century Rural Museum; or even the relationship with vulnerable communities, in the exhibition Bip Zip.

It was with this objective that we set out to reflect on the various types of objects that tell the evolution of mankind in society, both objects made from a perspective of industrial production and with a craft and creative perspective.

The relationship between design and traditions and folk culture is discussed in the specific field of museums since our goal is to understand how objects and traditions can be created, displayed and understood in a relationship between the past and the present, that is, how the material or immaterial heritage can be preserved within a contemporary culture and made ​​known in a lively way.



Key Words: Museology, Museography, Design, Craft, Artefacts, Heritage, Folk Culture, Tradition, Contemporary Culture

Agradecimentos


Agradeço ao meu orientador por aceitar este desafio, à minha coorientadora pelo tempo, orientação e ensinamentos que partilhou. Aos meus pais pelo apoio incondicional. Ao João. A todos os meus amigos pelos momentos de descontração e a todas aquelas pessoas que sempre me apoiaram. Ainda a todos os entrevistados que contribuiram para esta reflexão, nomeadamente a Cristina Rodrigues, Paulo Longo, Ana Mena, Lewis Sykes, David Haley, Paulo Parra e Joaquim Pais de Brito.



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