Universidade do estado de santa catarina



Baixar 10.47 Kb.
Encontro30.12.2018
Tamanho10.47 Kb.



UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT








RELATÓRIO - MODELO
Uma composição qualquer deve conter sempre as seguintes partes - Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Os relatórios das disciplinas de Introdução ao Laboratório de Química (ILQ) e Química Experimental (QEX) deverão conter os seguintes pontos:
1. TÍTULO: Nome do experimento realizado, número e data em que foi realizado.
2. OBJETIVO(S): Frase(s) sucinta(s) que indica(m) o(s) principal(is) objetivo(s) da experiência.
3. RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas de tudo o que foi feito, inclusive dos resultados alcançados.
4. INTRODUÇÃO: Descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese própria dos vários livros e artigos consultados. Evite rodeios.
5. MATERIAIS E MÉTODOS: O item Materiais e Métodos é uma descrição completa da metodologia utilizada, que permite a compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do experimento por outros alunos. Portanto, este item deve ser dividido em três partes:
5.1) Materiais Utilizados: apresentação de todos os materiais, vidrarias e equipamentos utilizados na

realização do experimento, exceto reagentes, na forma de itens. Exemplo:

1) Tubo de ensaio

2) Béquer de 200 mL

3) Béquer de 50 mL

4) Bomba de vácuo

5) Bico de Bunsen

6) Centrífuga, etc...


5.2) Reagentes Utilizados:todos os reagentes utilizados na realização do experimento. Exemplo:

1) Solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L

2) Sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4 .5H2O)

3) Água destilada (H2O)

4) Álcool etílico anidro (CH3CH2OH).
5.3) Procedimento Experimental: consiste em descrever, detalhadamente, o procedimento executado (incluindo-se modificações que tenham sido feitas no decorrer do experimento em relação ao procedimento originalmente proposto) para a realização do experimento. Neste item, não devem constar quaisquer observações experimentais, pois, as mesmas fazem parte dos Resultados e Discussão. Use o tempo verbal de maneira apropriada e impessoal (determinou-se, transferiu-se, coletou-se). Apresentar nesse item um esquema (desenho) da montagem experimental em funcionamento.
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esta é a parte mais importante do relatório e descreve os principais resultados obtidos em aula, na seqüência em que o procedimento foi realizado. Neste item são apresentados os resultados de forma objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos, com base nos conceitos químicos envolvidos. Devem-se incluir com clareza todos os cálculos efetuados e os resultados obtidos podem ser apresentados na forma de tabelas ou gráficos, de modo a comunicar melhor a mensagem.

Compare os resultados obtidos com o que era esperado com base na teoria (descrita na Introdução) ou em resultados já publicados. Se os resultados diferem do que era esperado, na discussão deve-se procurar explicar porque, refletindo sobre possíveis fontes de erro.Indique sempre as unidades usadas nas medidas.

Discuta (explique) cada observação experimental (mudança de cor, aquecimento, turvação, etc.) e os resultados obtidos (massa final, rendimento, ponto de fusão, etc.).

Analise as fontes de erros, a exatidão e precisão da análise, sempre que possível compare com a literatura ou com informações sobre a amostra. A discussão é a parte do relatório que exige maior maturidade do aluno.


7. CONCLUSÃO: Síntese pessoal (do grupo) sobre as conclusões alcançadas com o trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não apresente nenhuma conclusão que não seja fruto de discussão do seu grupo.
8. REFERÊNCIAS: Livros e artigos usados para escrever o relatório, bem como endereços eletrônicos. Devem ser indicados cada vez que forem utilizados, seguindo-se as regras da ABNT.


______________________________________________________________________________________

Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bom Retiro

Fone: (47) 4009-7900- Fax: (47) 4009-7840 – CEP: 89223-100 - Joinville - SC – Brasil



Home Page: http://www.joinville.udesc.br



Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal