Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética I – Identificação da Disciplina: Nome: Biologia Celular



Baixar 35.96 Kb.
Encontro14.01.2018
Tamanho35.96 Kb.

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências Biológicas

Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética


I – Identificação da Disciplina:

Nome: Biologia Celular

Código: BEG 7205

Nº de horas-aula semanais: 06 h/a (04 Teóricas, 02 Práticas)

Horários: 3ª 18:30 2 ABC; 4ª 18:30 2 ABC; 6ª 18:30 2 B; 6ª 20:20 2 A; 6ª 16:20 2 C – MIP I

Nº de horas-aula semestrais: 108 h/a (08 h/a de PPCC)


II – Professores responsáveis:

Giordano Wosgrau Calloni (8)

Rogério Gargioni (2)
III – Pré-requisitos: não possui
IV – Oferta: Licenciatura em Ciências Biológicas - Noturno
V – Ementa:

Diversidade celular. Organização da célula procarionte e eucarionte. Evolução celular. Aspectos morfológicos, bioquímicos e funcionais da célula, de seus revestimentos e de seus compartimentos sub-celulares. Integração morfofuncional dos diferentes componentes celulares. Métodos de estudo em biologia celular.


VI – Objetivos:

Ao final da disciplina o aluno deverá: 1) Conhecer as bases da organização celular, partindo das células mais simples (procariontes) até as mais complexas (eucariontes). 2) Desenvolver os aspectos da morfologia, fisiologia, organização molecular e biogênese das diversas organelas e das estruturas de superfície dos diferentes tipos celulares. 3) Integrar os fenômenos da estrutura e função celulares ao nível de organizações superiores, como tecidos e órgãos, e aos inferiores a nível molecular. 4) Integrar este conhecimento, na formação de uma visão global dos processos biológicos que encontram resposta na célula.


VII – Conteúdo Programático:

Teórico

1.Níveis de organização em Biologia; Limites e dimensões em biologia celular; Principais aspectos históricos da biologia celular; Grandes grupos de seres vivos; Diversidade celular.

2.Organização da célula procarionte, partindo de bactérias simples como os micoplasmas até as mais complexas como as cianobactérias, passando pelas bactérias comuns como a série de cocos e bacilos. Noções de compartimentalização celular.

3.Bases da evolução da célula procarionte para eucarionte. Organização celular dos eucariontes, comparando células de animais, vegetais, fungos e de Protista. Noções de unicelularidade, pluricelularidade. Vantagens da compartimentalização celular interna.

4.Composição química, organização molecular e ultra-estrutura das membranas celulares. Técnicas de estudo. Cobertura celular e especializações da superfície: estruturas juncionais (desmossomos e zônula de adesão), estruturas de vedação (junção íntima), estruturas de comunicação (nexos) e estruturas de absorção (microvilos).

5.Transporte de pequenas moléculas por transporte passivo e transporte ativo. Transporte de grandes moléculas por pinocitose e fagocitose.

6.Digestão intracelular - lisossomos. Ultra-estrutura, composição química e aspectos funcionais dos lisossomos e endossomos. Ciclo lisossômico. Heterofagia e autofagia. Armazenamento de resíduos indigeríveis e processos patológicos ligados aos lisossomos.

7.Sínteses celulares: ribossomos, retículo endoplasmático liso (REL) e rugoso (RER) e Complexo de Golgi. Ultra-estrutura e organização molecular e funcional dos ribossomos e polissomos. Aspectos comparativos entre os ribossomos dos procariontes e eucariontes. Biogênese dos ribossomos (nucléolo). Aspectos morfológicos, moleculares e funcionais do REL. Aspectos morfológicos, moleculares, funcionais e do RER e Complexo de Golgi. Integração morfo-funcional do RER e Aparelho de Golgi. Sinalização de macromoléculas no interior celular. Alterações pós-traducionais das macromoléculas sintetizadas. Degradação de proteínas defeituosas. Produção, endereçamento, transporte e destino de vesículas intracelulares.

8.Noções de Apoptose e Necrose Celular.

9.Transformação de energia na célula - Mitocondrias, cloroplastos e peroxissomos. Ultra-estrutura e organização molecular e funcional das três organelas. Aspectos gerais sobre a respiração, fotossíntese, beta- oxidação dos ácidos graxos, fotorrespiração, ciclo do glioxilato e metabolismo da água oxigenada, integrando morfo-funcionalmente as três organelas. Sinalização e transporte das proteínas de mitocondria, cloroplasto e peroxissomo. Cloroplastos. Presença de sistema genético próprio em mitocondrias e cloroplastos. Biogênese das organelas. Teoria endossimbiótica.

10.Citosol: organização molecular e ultra-estrutura.

11.Citoesqueleto e Movimento celular: microfilamentos, microtúbulos, centríolos, corpúsculos basais, cílios e flagelos. Organização molecular, ultra-estrutura e aspectos funcionais. Bases do movimento celular e intracelular. Inibidores de movimento. Biogênese.

12.A célula vegetal: parede celular, plasmodesmos, vacúolo e plastos.

13.Armazenamento da informação genética - núcleo interfásico. Aspectos bioquímicos e ultraestruturais do envoltório nuclear, nucléolo e cromatina. Aspectos funcionais de cada estrutura nuclear. Significado do grau de condensação da cromatina.

14.Células tronco.
Prático

1.Instrumentos de análise de estruturas biológicas - Microscópios de luz (comum, contraste de fase; interferência; fluorescência e confocal). Partes mecânicas, de iluminação e de ampliação. Noções sobre a formação de imagens. Limite e poder de resolução de sistemas ópticos. Medidas e unidades em biologia celular. Manuseio do aparelho e estimativa do diâmetro do campo de cada objetiva.

2. Observação de células eucariontes: célula vegetal, célula animal, fungos e protozoários. Permeabilidade celular. Plasmólise na célula vegetal.

3.Observação de células procariontes à fresco e através do método de Gram. Utilização da objetiva de imersão (100x).

4.Permeabilidade celular: hemólise em hemáceas.

5.Coloração de Leishman. Observação e identificação de eritrócitos e dos diferentes tipos de leucócitos e humanos.

6.Técnica da inclusão de material biológico em parafina: fixação, desidratação, diafanização, embebição e inclusão, microtomia, desparafinação, coloração e montagem de tecidos pluricelulares em lâminas permanentes. Observação das lâminas.

7.Princípio de funcionamento dos microscópios eletrônicos de transmissão (MET) e varredura (MEV). Preparo do material biológico para ambos tipos de aparelhos. Limite e poder de resolução. Análise de eletron-micrografias.

8.Noções de Cultivo Celular

9. Tipos de Microscópios


VIII – Prática Pedagógica como Componente Curricular:

Emprego de diversas técnicas didáticas a serem definidas pelos professores (vídeos, jogos didáticos, representações, etc.) associadas ao conteúdo visto ao longo da disciplina. O material será elaborado e apresentado durante o horário das aulas práticas previstas neste plano.


IX – Metodologia de Ensino:

O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas teóricas, práticas e apresentação de vídeos. As aulas teóricas serão expositivas com a participação dos alunos através de discussões e com o auxílio de textos e recursos audiovisuais. As aulas práticas serão sempre ministradas em laboratório do Departamento de BEG. Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, MP3, MP4 e/ou similares e notebooks durante as aulas. Não será permitida a gravação das aulas Teóricas e Práticas por meio de qualquer dispositivo eletrônico, salvo com expresso consentimento dos professores.


X - Avaliação

Os alunos serão avaliados por três provas teóricas (PT) (peso 2), provas práticas (peso 1) e pela atividade de execução e apresentação de PPCC (peso 1). A média final será o resultado da média aritmética das notas:


MF = [(PT1 x 2) + (PT2 x 2) + (PT3 x 2) + (PP1 x 1) + (PP2 x 1) + (PPCC x 1)]

9
Obs: Se o aluno perder uma avaliação, esta poderá ser realizada desde que justificada com comprovante, até três dias úteis após a realização da prova. Se o motivo da falta for considerado justo, o aluno terá o direito de realizar a prova no final do semestre na data referente a segunda chamada.

Por se tratar de uma disciplina com aulas práticas, a presente disciplina não prevê a realização de avaliação de recuperação.


XI – Frequência

O aluno será considerado aprovado se obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis), desde que tenha comparecido a 75% ou mais das aulas ministradas.


XII – Cronograma
Agosto:

09/08 (T): Apresentação da disciplina.

10/08 (T): Histórico sobre Biologia Celular.

12/08 (P): Microscopia Óptica de Luz I – Manutenção e Cuidados com o equipamento.

16/08 (T): Estudos sobre a Origem da Vida. Níveis de organização em Biologia. Grandes grupos de seres vivos. Diversidade celular.

17/08 (T): Organização geral de Procariontes I

19/08 (P): Aula de Microscopia Óptica de Luz II - Limite de resolução e poder resolutivo de um sistema óptico. Tipo e qualidade das lentes. Ensaio do procedimento de focalização.Organização geral de Procariontes II

23/08 (T): Organização geral de Procariontes III - Evolução de Procariontes para Eucariontes

24/08 (T): Composição química, organização molecular e ultra-estrutura das membranas celulares I

26/08 (P): Observação de células Procariontes e Eucariontes: coloração de Gram (mucosa bucal).

30/08 (T): Composição química, organização molecular e ultra-estrutura das membranas celulares II

31/08 (T): Matriz Extracelular I


Setembro:

02/09 (P): Observação de célula vegetal (Elodea) e permeabilidade celular (plasmólise)

06/09 (T): Matriz Extracelular II

07/09 (T): FERIADO

09/09 (P): Prova Prática I

13/09 (T): Prova Teórica I

14/09 (T): Citoesqueleto I – Microfilamentos de Actina

16/09 (P): Coloração de Leischmann/Observação de Células Sanguíneas

20/09 (T): Citoesqueleto II – Microtúbulos

21/09 (T): Citoesqueleto III - Filamentos Intermediários

23/09 (P): Observação do movimento ciliar de ostras.

27/09 – SEMANA DA BIOLOGIA

28/09 – SEMANA DA BIOLOGIA

30/09 – SEMANA DA BIOLOGIA
Outubro:

04/10 (T): Transformação e armazenamento de energia na célula I: Mitocôndrias

05/10 (T): Transformação e armazenamento de energia na célula II: Mitocôndrias

07/10 (P): Noções de preparo de material para histologia

11/10 (T): Transformação e armazenamento de energia na célula III: Cloroplastos

12/10 (T): FERIADO

14/10 (P): Noções de cultivo celular

18/10 (T): Prova Teórica II

19/10 (T): Processos de síntese na célula Ribossomos + Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

21/10 (P): Noções em Microscopia Eletrônica

25/10 (T): Processos de síntese na célula III - Retículo Endoplasmático Liso (REL)

26/10 (T): Processos de síntese na célula IV – Complexo de Golgi - Transporte de vesículas intracelulares

28/05 (P): Dia do Servidor Público – dia não letivo
Novembro

01/11 (T): Peroxissomos

02/11 (T): FERIADO

04/11 (P): PPCC confecção I

08/11 (T): Núcleo Interfásico I

09/11 (T): Núcleo Interfásico II

11/11 (P): PPCC confecção II

15/11 (T): FERIADO

16/11 (T): Organização geral do ciclo celular

18/11 (P): PPCC confecção III

22/11 (T): Noções gerais de diferenciação celular e células tronco

23/11 (P): Análise de Micrografias eletrônicas

25/11 (P): Prova Prática II

29/11 (T): Noções gerais de diferenciação celular e células tronco II

30/11 (T): Apoptose e Necrose Celular
Dezembro:

02/12 (P): Confecção PPCCs IV

06/12 (T): Prova Teórica III

07/12 (T): Prova Segunda Chamada

09/12 (P): Apresentação PPCCs
XIII – Referências bibliográficas básicas:
1) ALBERTS, B, JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. 2010. Biologia Molecular da Célula. 5a. Ed., ARTMED, Porto Alegre. (BU-UFSC 576.3 B615 5.ed).

2) ALBERTS B., BRAY D., JOHNSON A., LEWIS J., RAFF M., ROBERTS K., WALTER P. Fundamentos da Biologia Celular. 3ª Ed. Artmed 2011 – Porto Alegre. (BU-UFSC 576.3 F981 3.ed.).

3) JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. 2005. Biologia Celular e Molecular. 8a Ed. Guanabara e Koogan. (BU-UFSC 576.3 J95b 8.ed).


------------------------------------

Professores da Disciplina

____/____/____


------------------------------------

Colegiado do Departamento

____/____/____


------------------------------------

Colegiado do Curso



____/____/____


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal