Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Lingua e Literatura Vernáculas



Baixar 14.89 Kb.
Encontro23.03.2018
Tamanho14.89 Kb.

Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Lingua e Literatura Vernáculas

Centro de Comunicação e Expressão

Curso de Pós-Graduação em Literatura


Curso de Pós-Graduação Semestre 2015/2

Professora Dra. Ana Luiza Andrade


Linha de Pesquisa Arquivo Tempo Imagem
Espaco/Tempo/Memória: Passagens entre artes manufaturadas e artes industriais: “a arte na era da reprodutibilidade técnica” (Benjamin) e suas relações com as artes plásticas. O fragmentário e a montagem. Livro e revista. Livro e folhetim. Folha volante, jornal, boletim.
O livro e seus desdobramentos. Mallarmé. O livro por dentro e por fora. O livro , imagem e palavra. O livro, da literatura ao objeto de arte. Livros de artistas. Osman Lins e o livro (Guerra Sem Testestemunhas) , sua história, suas capas e suas ilustrações. Alguns ilustradores famosos, algumas edições famosas. Tipografias como formas residuais. Barrocolagens. Torres-Garcia , Schwitters, Rego Monteiro. Jogos entre palavra-imagem. O círculo e o quadrado. A grade e o desenho. A grade e a palavra. Caligramas. Zootecnias poéticas, inseto-palavra (João Cabral, Murilo Mendes, Leminsky). A palavra no livro de artista (Tunga).
Bibliografia
ANDRADE, Ana Luiza. “Osman Lins e as ilustrações dos livros , “um chamado infernal”:as imagens ainda/já cheias de palavras” in Critica Cultural Revista da UNISUL, 2015.

____________. “Osman Lins e Torres-García: barrocolagens tipoéticas com Mercio de Schwitters”in Semana de Letras da UFSC, Org. Silvana de Gaspari e Jair Zandoná, Tubarão: Copiart, 2015,p.125-147.


_____________. “A linguagem de ruínas da modernidade: contra-arquiteturas” in Ruinologias, Org, Ana Luiza Andrade, Rodrigo Lopes de Barros e Carlos Eduardo Capela, no prelo (EDUFSC,2015)
BENJAMIN,Walter. “O autor como produtor” “O teatro de Brecht”, “A arte na era da reprodutibilidade técnica”. Walter Benjamin Obras Escolhidas I Magia e Técnica Arte e Política.Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet Prefácio Jeanne Marie Gagnebin São Paulo: Brasiliense,1996.
BLANCHOT, Maurice.O espaço Literário. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco,1987.
BUCK-Morss, Susan. O cinema como prótese de percepção. Trad. Ana Luiza Andrade. Florianópolis: Cultura e Barbárie,2009.

________________. A Dialética do Olhar. Walter Benjamin e o Projeto das Passagens. Trad. Ana Luiza Andrade. Chapecó/BH: Grifos/EUFMG: 2002.


BUTOR, Michel. Inventário do tempo. Trad. de Waltensir Dutra. Nova Fronteira,1988.

____________. Repertório. SP: Perspectiva,1974.


CALDAS, Waltercio. Livros. Museu de arte do Rio Grande do Sul. Pinacoteca do Estado de São Paulo,2002.
DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Felix. Kafka Por uma Literatura Menor. Direção Jayme Salomão Rio de Janeiro: Imago,1977.
DERRIDA, Jacques. Dar (el) tiempo. I. La Moneda Falsa. Trad. Cristina de Peretti. Barcelona: Paidós,1995.

_______________. O cartão-postal De Sócrates a Freud e além. Trad. Ana Valéria Lessa e Simone Perelson. RJ: Civilização Brasileira, 2007.


DIDI-HUBERMANN, Georges. A imagem sobrevivente Historia da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução Vera Ribeiro. RJ: Contraponto, 2013.
FREUD, S. O futuro de uma Ilusão e o mal-estar na civilização. Direção Jayme Salomão. VOL. XXI, RJ: Imago Editora, 1996.
__________”O mecanismo psíquico do esquecimento” (1893-1899) in Vol. III Primeiras publicações psicanalíticas , Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.
FONSECA, Maria Augusta. (ORG) “A casa do romance e suas séries industriais: Avalovara como objet d’artde ANDRADE, Ana Luiza. In Olhares sobre o Romance. São Paulo: Nankin Editorial. 2005.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. Trad. Salma Thanus Muchail. SP: Martins Fontes,2000.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “As escrituras do Corpo” Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo: Editora 34 Ltda. ,2006.
HUIZINGA,Johan. Homo Ludens. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva,2007.
KRAUS, Rosalind. Papéis de Picasso.

LINS,Osman. Guerra Sem Testemunhas.

___________, Lima Barreto e o espaço romanesco.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível A decomposição da figura humana de Lautreamont a Bataille. SP: Iluminuras, 2002
NADEAU, Maurice. História do Surrealismo. Trad. Geraldo Gerson de Souza. SP: Perspectiva,2008.
NANCY, Jean-Luc.

PELBART, Peter Pal. O tempo não-reconciliado. SP: Perspectiva.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: editora34, 2009.

___________________ Aisthesis Escenas del régimen estético del arte. Tradución Horacio Pons. Buenos Aires: Manantial,2013.


SCHWITTERS, Kurt. Contos Mercio. Tradução Maria Aparecida Barbosa. Fpolis: EDUFSC,20114.
TORRES-GARCÍA, Joaquim. Historia de mi vida.

_________________________. Catalogo. Trazos de New York. Museo Torres-Garcia. Plan General Alejandro Díaz, Jimena Pereta. Textos de Torres-Garcia, Juan Flò, Cecilia Buzio. Montevideo: Uruguay, 2013.


TUNGA, Barroco de Lírios. Cosac& Naify, 2008.
ZANINI, Walter. Vicente do Rego Monteiro. Artista e Poeta (1899-1970) SP: Empresa das Artes: Marigo Editora,1997.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal