Universidade Federal de Santa Catarina



Baixar 237.93 Kb.
Página1/8
Encontro29.11.2017
Tamanho237.93 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8


Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Engenharia de Materiais


Relatório de Estágio Curricular IV

Empresa: WEG Equipamentos Elétricos S.A.

Período: 15/05 a 12/09/2008.

Aluno: Hugo Susin

Matrícula: 03237117

Orientador: Odair Antônio da Silva
Concordamos com o conteúdo do relatório:

__________________________________

Florianópolis, setembro de 2008.



WEG Equipamentos Elétricos S.A. - Divisão Motores

Departamento de Ferramentaria

Rua Venâncio da Silva Porto, 399

Jaraguá do Sul – SC

CEP: 89256-900

Fone: (47) 3372-4000

Fax: (47) 3372-4010

E-mail: weg@weg.net

Homepage: http://www.weg.net

Agradecimentos

À empresa WEG Equipamentos Elétricos.

Ao Sr. Maurício Zanghelini, gerente da Ferramentaria.

Ao orientador de estágio Sr. Odair Antônio da Silva.

Ao co-orientador Sr. Márcio Cesar Gouvêa.

Aos chefes Wilmar Machado Fragoso, Horst Kelbert, Emerson Behling e Alinor Tank.

Aos colegas do Departamento de Ferramentaria.

Aos colaboradores do Laboratório P&D.

Aos demais colaboradores contribuíram de forma direta ou indireta com o desenvolvimento deste estágio.

Sumário



1.INTRODUÇÃO 1

2.RESISTÊNCIA A ABRASÃO DOS POLÍMEROS 2

2.1. INTRODUÇÃO 2

2.2. RESULTADOS E ANÁLISE 3

2.3. CONCLUSÃO 5



3. NITRETAÇÃO–ESPECIFICAÇÕES DE CAMADA E VARIAÇÃO DIMENSIONAL 6

3.1. INTRODUÇÃO 6

3.2. METODOLOGIA 8

3.3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 11

3.3.1. VARIAÇÃO DIMENSIONAL 11

3.3.2 ANÁLISE DA CAMADA NITRETADA 12

3.4. CONCLUSÃO 13

4. ASPERSÃO TÉRMICA 13

4.1. INTRODUÇÃO 13

4.2. O PROCESSO 14

4.3. PARÂMETROS DO PROCESSO 16

4.4. CONSIDERAÇÕES DE SELEÇÃO 18

4.5. CONCLUSÃO 20



5. CONCLUSÃO 21

Anexo A – Histórico da Empresa 23

Anexo B – Camada Nitretada 25

Anexo C – Tabela de Nitretação 26

Anexo D – Cronograma de Atividades 27


1.INTRODUÇÃO

O presente relatório apresenta um relato das principais atividades realizadas no quarto estágio curricular realizado na empresa WEG Motores S.A. nas dependências do departamento de ferramentaria no período de 26/05 a 12/09, sendo esse departamento responsável pelo projeto, planejamento e produção de diversos ferramentais utilizados nas fábricas da WEG.

A oportunidade de conhecer os diversos setores que englobam o departamento da Ferramentaria da WEG, foram de grande valia, pois forneceu conhecimento sobre diversas áreas como a usinagem de precisão e convencional, modelação, projetos e planejamento. Alem de poder conhecer os diversos departamentos que compõem a WEG, como o metalúrgico, estamparia, usinagem de eixos e fundidos, as linhas de montagens, e as outras ramificações do grupo WEG como a WEG Química, WEG Automação.

Durante o período de estágio foram realizadas diversas atividades, sendo as principais delas apresentadas nesse relatório, podendo citar a análise da resistência a abrasão de polímeros para uso em modelos de fundição, análise da camada nitretada e variação dimensional de aços perante a nitretação a plasma, estudos sobre aspersão térmica


2.RESISTÊNCIA A ABRASÃO DOS POLÍMEROS




2.1. INTRODUÇÃO

Visando complementar os dados de resistência a abrasão anteriormente obtidos em ensaio no CETEPO – Senai, onde a amostra de Araldite veio a fraturar durante o ensaio, invalidando o resultado da mesma. Foram encaminhadas 2 amostras de cada polímero a Universidade Federal de Santa Catarina, no laboratório de Projeto e Fabricação de Componentes Plásticos Injetados – CIMJECT, capaz de realizar o ensaio de resistência a abrasão TABER.

Os materiais enviados ao CIMJECT foram os mesmos enviados ao CETEPO – Senai. Sendo uma amostra de referência do polímero atualmente utilizado a base de resina epóxi, com nome comercial de Araldite. Um polietileno de peso molecular ultra alto (PE-UHMW) com nome comercial CerDur com uma coloração amarela, fornecido pela Cormatec Ind. e Com. de Plásticos Ltda. Outros três poliuretanos com nomes comerciais de M04 com coloração amarela, PH 5210 com coloração vermelha e PN 1150 com coloração verde fornecidos pela Hard Comércio de Fixadores e Resinas Ltda. Dois poliuretanos com nomes comerciais de 5166 com coloração branca e 5169 com coloração vermelha ambos fornecidos pela Huntsman Advanced Materials Inc.

O ensaio TABER é realizado em um equipamento que possui uma plataforma giratória onde a amostra é fixada. A superfície superior da amostra entra em contato com um par de rodas abrasivas que exercem pressão sob uma determinada carga. Quando a plataforma gira as rodas giram em sentido contrário ao movimento promovendo a abrasão da amostra enquanto o sistema de vácuo remove os detritos removidos durante o ensaio.





Figura 01: Principio ilustrado do teste de abrasão TABER e foto do abrasímetro.
Um desgaste abrasivo (deslizamento rotacional) característico é produzido na superfície do corpo de prova formando um padrão de arcos cruzados que cobrem a área ensaiada. Revelando a resistência a abrasão para todos os ângulos relativos aos grãos do material.

A plataforma giratória possui dois braços abrasadores precisamente balanceados e operando independentemente, portanto podem ser levantados (ou abaixados) para montagem ou inspeção da amostra. Cada braço pode ser carregado para 250 a 500 gramas ou 1000 gramas. Essa configuração garante que os pesos estejam concêntricos com as rodas abrasivas.

As rodas são de carbetos e óxidos aglomerados por uma resina, e projetada para se quebrar durante o uso, com isso expondo-se novas superfícies abrasivas.



  1   2   3   4   5   6   7   8


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal