Universidade federal do estado do rio de janeiro



Baixar 44.34 Kb.
Encontro02.06.2018
Tamanho44.34 Kb.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ESCOLAS DE ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, HISTÓRIA E MUSEOLOGIA.

DISCIPLINA: INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E DOCUMENTO.

CÓDIGO: HTD0054

PROFESSORAS MINISTRANTES: LEILA BEATRIZ RIBEIRO; VERA DODEBEI; EVELYN ORRICO

1O SEMESTRE DE 2008

MONITORA: THAINÁ CASTRO COSTA

e-mail: thainacastro@yahoo.com.br Tel: 8515-1686

AULA 1: 05/03/2007

1o tempo: apresentação do curso

objetivos: geral e específicos

avaliações


leitura em sala: VERÍSSIMO, Luís Fernando. Emilia, Emilia, Emilia (do baú). O GLOBO. 1 de março de 2007, p. 7.
2o tempo: 12 HOMENS e uma sentença (12 angry men). Direção de Sidney Lumet. EUA: 1957. United Artists; MGM. 96 min., son., p&b.
leituras para a próxima aula: Apresentação do diagrama de URDENETH, 1992, apud GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa, BORGES, Paulo Cesar Rodrigues. Ciência da Informação: Ciência recursiva no contexto da sociedade da informação. Ci. Inf.. Brasília, DF. V. 29, n. 3, p. 40-49, out-dez. 2000.

MARTELETO, Regina Maria. Informação: elemento regulador dos sistemas, fator de mudança social ou fenômeno pós-moderno?. Ci. Inf., 16 (2): 169-80, jul./dez. 1987.



AULA 2: 11/03/2007

1o tempo e 2o tempo: discussão do filme embasada no conceito de informação a partir das abordagens diferenciadas apresentadas nos textos lidos. Profas Evelyn Orrico e Leila Ribeiro.


leitura para a próxima aula: DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: ___. Conversações. Rio de Janeiro: 34. p. 219-226.

AULA 3: 18/03/2007

1o tempo: MINORITY Report. Direção de Steven Spilberg. EUA: 2002. Fox; DreamWorks. 145 min. son., color.


2o tempo: discussão do filme baseado no texto de DELEUZE, com a Profa Valéria Wilke e o mestrando William de Souza Vieira.
leitura para a próxima aula: LATOUR, Bruno. Redes que a razão desconhece: laboratórios, bibliotecas, coleções. In: BARATIN, Marc e JACOB, Christian. (Orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. p. 21-44.

AULA 4: 25/03/2007

1o tempo: discussão embasada no texto teórico de LATOUR, com as Profas. Evelyn Orrico e Leila Ribeiro.


2o tempo: cont. da discussão do texto teórico.
leituras para a próxima aula: BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ___. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 2a ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras Escolhidas, Volume 1). p. 197-221.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. Narrar contra o dilúvio: Arshile Gorki, o pintor armênio que não resistiu à sua história. O Globo, Rio de Janeiro, Sábado, 3 de abril de 2004. Prosa & Verso, p. 2.

AULA 5: 02/04/2007

1o tempo: A CAMAREIRA do Titanic (La femme de chambre du Titanic). Direção de Bigas Luna. Itália/França/Espanha: 1997. 1 videocassete (99 min), VHS, son., color.


2o tempo: discussão do filme baseada nos textos de BENJAMIN e SANT’ANNA com a Profa. Vera Dodebei e Mestrandos/Doutorandos.
leitura para a próxima aula: POMIAN, Krzstof. Coleção. In: Memória-História. Enciclopédia Einaudi, v. 1. Ed. Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1997. p. 51- 86.

AULA 6: 09/04/2007

1o tempo: UMA VIDA Iluminada (Everything is Illuminated). Direção de Michel Gondry. EUA: Universal, 108 min., son., color, 2004.


2o tempo: discussão sobre o filme, embasada no texto teórico de POMIAN com a Profa. Leila Ribeiro e a mestranda Andréa Cristina Silva.
leitura para a próxima aula: AMADO, Janaína, FERREIRA, Marieta de Moraes. Apresentação. In: __. (Orgs.) Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. vii-xxv.

AULA 7: 16/04/2007

1o tempo: NARRADORES de Javé. Direção de Eliana Caffé. BRA: 2003. 100 min.


2o tempo: discussão sobre o filme, embasada no texto teórico de AMADO, com a mestranda Cristina.
leituras para a próxima aula: DAMASCENO, Wagner M. F.; RIBEIRO, Leila B.; WILKE; Valéria; OLIVEIRA, Carmen I. C. A dialética da memória e esquecimento: representações no romance pós-moderno Brilho eterno de uma mente sem lembranças. 2007 (preprint).

GONDAR, Jô. Lembrar e esquecer: desejo de memória. In: COSTA, Icléia Thiesen Magalhães; GONDAR, Jô (Orgs.) Memória e Espaço. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. p.35-43.


AULA 8: 23/04/2007

1o tempo: BRILHO eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind). Direção de Michel Gondry. EUA: Universal, 108 min., son., color.


2o tempo: discussão sobre o filme embasada no texto teórico de DAMASCENO; RIBEIRO; WILKE; OLIVEIRA com a Professora Phrygia.
leituras para a aula do dia 07/05/2007: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Proj. História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez, 1993.

POMIAN, Krzystof. Memória. In: GIL, Fernando. Sistemática. Porto: Imprensa Nacional: Casa da Moeda: 2000. p. 507- 516.



AULA 9: 30/04/2007

VISITA A UM CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO, INFORMAÇÃO E/OU MEMÓRIA. (OI FUTURO)


PARA A AULA DO DIA 14/05/2007: ENTREGA DO RELATÓRIO DE VISITA.

AULA 10: 07/05/2007

1o tempo 2o tempo: discussão dos textos teóricos de NORA e POMIAN, com as mestrandas Andréa Cortes e Gerlane.


leituras para a próxima aula: DODEBEI, Vera. Construindo o conceito de documento. In: LEMOS, Teresa; MORAES, Nilson (Orgs.). Memória e construções de identidades. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. p. 59-66.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: ___. Memória e História. 3a ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1994.



AULA 11: 14/05/2007

1o tempo: A CONQUISTA da honra (Flags o four fathers). Direção de Clint Eastwood. EUA: Dream Works SKG; Warner Bros. Pictures; Amblin Entertainment; Malpaso Productions, 132 min., son., color.


2o tempo: discussão do filme embasada nos textos teóricos de DODEBEI, LE GOFF. Com as Profas. Vera Dodebei e Evelyn Orrico.
leituras para a próxima aula: DODEBEI, Vera; RIBEIRO, Leila; ORRICO, Evelyn . Fotografias, bandeiras e cartas: o filme como metadocumento de construção de memória. Trabalho apresentado no V Seminário Memória, Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento. Centro de Memória da UNICAMP/ Centro de Memória da Educação/UNICAMP, 17 a 19 de outubro de 2007. Disponível em: www.preac.unicamp.br/memoria/ . Acesso em: 20 dez. 2007.


AULA 12: 21/05/2007

1o tempo: CARTAS de Iwo Jima. (Letters for mIxo Jima). Direção de Clint Eastwood, EUA: DreamWorks SKG, 2006, 140 min., son. color.


2° tempo: Discussão do filme embasada no texto teórico de DODEBEI; RIBEIRO; ORRICO.
leituras para a próxima aula: DODEBEI, Vera. Patrimônio e memória digital. Morpheus- Revista Eletrônica em Ciências Humanas- Ano 04, número 08, 2006. Disponível em: www.unirio.br . Acesso em: 13 fev.2007.

MACHADO, André. O fim dos objetos. O Globo. Caderno Informática etc. Segunda feira, 30 de Janeiro, 2006.



AULA 13: 28/05/2007

1o tempo e 2o tempo: INTO THE FUTURE: on the preservation of knowledge in the electronic age. [Entrando no futuro: a preservação do conhecimento na era eletrônica]. Direção de Terry Sanders. EUA: American Film Foundation and Sanders & Mock Productions, 1997, 30 min., son. color. Discussão do filme embasado nos textos teóricos de DODEBEI e MACHADO, com a Profa. Vera Dodebei e Mestrandas.


DISCUSSÃO SOBRE O TRABALHO FINAL.

AULA 14: 18/06/2007

1o tempo e 2o tempo: 2a avaliação da disciplina com a apresentação oral de um projeto individual de pesquisa pautado em um dos temas abordados na disciplina.



AULA 15: 25/06/2008


1o tempo e 2o tempo: 2a avaliação da disciplina com a apresentação oral de um projeto individual de pesquisa pautado em um dos temas abordados na disciplina



  • 1a avaliação: visita e elaboração de relatório

  • 2a avaliação: apresentação oral de um projeto individual de pesquisa pautado em um dos temas abordados na disciplina


TEXTOS - IMD- 2008 .I (por ordem de apresentação)



  1. VERÍSSIMO, Luís Fernando. Emilia, Emilia, Emilia (do baú). O GLOBO. 1 de março de 2007, p. 7.




  1. GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa, BORGES, Paulo Cesar Rodrigues. Ciência da Informação: Ciência recursiva no contexto da sociedade da informação. Ci. Inf.. Brasília, DF. V. 29, n. 3, p. 40-49, out-dez. 2000.




  1. MARTELETO, Regina Maria. Informação: elemento regulador dos sistemas, fator de mudança social ou fenômeno pós-moderno?. Ci. Inf., 16 (2): 169-80, jul./dez. 1987.




  1. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: ___. Conversações. Rio de Janeiro: 34. p.219-226.




  1. LATOUR, Bruno. Redes que a razão desconhece: laboratórios, bibliotecas, coleções. In: BARATIN, Marc e JACOB, Christian. (Orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. p.21-44.




  1. BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ___. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 2a ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras Escolhidas, Volume 1). p.197-221.




  1. SANT’ANNA, Affonso Romano de. Narrar contra o dilúvio: Arshile Gorki, o pintor armênio que não resistiu à sua história. O Globo, Rio de Janeiro, Sábado, 3 de abril de 2004. Prosa & Verso, p. 2.




  1. POMIAN, Krzstof. Coleção. In: Memória-História. Enciclopédia Einaudi, v. 1. Ed. Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1997. p. 51- 86.




  1. AMADO, Janaína, FERREIRA, Marieta de Moraes. Apresentação. In: __. (Orgs.) Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. vii-xxv.




  1. DAMASCENO, Wagner M. F.; RIBEIRO, Leila B.; WILKE; Valéria; OLIVEIRA, Carmen I. C. A dialética da memória e esquecimento: representações no romance pós-moderno Brilho eterno de uma mente sem lembranças. 2007 (preprint).




  1. GONDAR, Jô. Lembrar e esquecer: desejo de memória. In: COSTA, Icléia Thiesen Magalhães; GONDAR, Jô (Orgs.) Memória e Espaço. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. p.35-43.




  1. NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Proj. História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez, 1993.




  1. POMIAN, Krzystof. Memória. In: GIL, Fernando. Sistemática. Porto: Imprensa Nacional: Casa da Moeda: 2000. p.507- 516.




  1. DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Construindo o conceito de documento. In: LEMOS, Teresa; MORAES, Nilson (Orgs.). Memória e construções de identidades. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001. p. 59-66.




  1. LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: ___. Memória e História. 3a ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1994.




  1. DODEBEI, Vera; RIBEIRO, Leila; ORRICO, Evelyn. Fotografias, bandeiras e cartas: o filme como metadocumento de construção de memória. Trabalho apresentado no V Seminário Memória, Ciência e Arte: razão e sensibilidade na produção do conhecimento. Centro de Memória da UNICAMP/ Centro de Memória da Educação/UNICAMP, 17 a 19 de outubro de 2007. Disponível em: www.preac.unicamp.br/memoria/ . Acesso em: 20 dez. 2007.




  1. DODEBEI, Vera. Patrimônio e memória digital. Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas - Ano 04, número 08, 2006. Disponível em: www.unirio.br . Acesso em: 13 fev. 2007.




  1. MACHADO, André. O fim dos objetos. O Globo. Caderno Informática etc. Segunda feira, 30 de janeiro, 2006.


FILMES - IMD- 2008. I (por ordem de apresentação)



  1. 12 HOMENS e uma sentença (12 angry men). Direção de Sidney Lumet. EUA: 1957. United Artists; MGM. 96 min., son., p&b.




  1. MINORITY Report. Direção de Steven Spilberg. EUA: 2002. Fox; DreamWorks. 145 min. son., color.




  1. A CAMAREIRA do Titanic (La femme de chambre du Titanic). Direção de Bigas Luna. Itália/França/Espanha: 1997. 1 videocassete (99 min), VHS, son., color.




  1. UMA VIDA Iluminada (Everything is Illuminated). Direção de Liev Schreiber. EUA: Warner Independent Picture. son. color. 105 min. 2004.




  1. NARRADORES de Javé. Direção de Eliana Café. BRA: 2003. 100 min, son., color.




  1. BRILHO eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind). Direção de Michel Gondry. EUA: Universal, 108 min., son., color.




  1. A CONQUISTA da honra (Flags o four fathers). Direção de Clint Eastwood. EUA: Dream Works SKG; Warner Bros. Pictures; Amblin Entertainment; Malpaso Productions, 132 min., son., color.




  1. CARTAS de Iwo Jima. (Letters for mIxo Jima). Direção de Clint Eastwood, EUA: DreamWorks SKG, 2006, 140 min., son. color.




  1. INTO THE FUTURE: on the preservation of knowledge in the electronic age. [Entrando no futuro: a preservação do conhecimento na era eletrônica]. Direção de Terry Sanders. EUA: American Film Foundation and Sanders & Mock Productions, 1997, 30 min., son. color.




Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal