Universidade federal do rio grande do sul



Baixar 13.56 Kb.
Encontro12.01.2018
Tamanho13.56 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUTO DE LETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
NOME DA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA: Questões de poética na poesia atual
NÚMERO DE CRÉDITOS: 4 Horário: quartas-feiras, das 13h30 às 17h
Nome do Professor: Prof. Dr. Maria da Glória Bordini
Semestre: 2013/1
Súmula:

Princípios da poética pós-moderna na poesia portuguesa contemporânea. Estratégias textuais das formas líricas. Teorias poéticas dos autores. Estruturas de apelo para o ato da leitura.



Objetivos:

1) Introduzir o aluno a questões teóricas no âmbito da lírica, com ênfase nas estratégias textuais e seu efeito sobre o leitor.

2) Discutir a produção de poetas contemporâneos portugueses tanto nas suas práticas quanto em seus depoimentos;

3) Habilitar o aluno à análise da poesia pós-moderna.



Programa da Disciplina: 
Unidade 1: A poesia pós-moderna portuguesa e a forma difícil. Estruturas de som e de sentido.

Unidade 2: Formas de apelo ao leitor na poesia pós-moderna.

Unidade 3: Nuno Júdice e o silêncio das palavras.

Unidade 4: Al Berto e os rituais da voz.

Unidade 5: João Miguel Fernandes Jorge e a opacidade da linguagem.

Unidade 6: Sophia de Mello Breyner Andresen e a força dos sonhos.


Procedimentos Didáticos: 
Pesquisa bibliográfica; discussões em grupo; seminários de análise textual.

Avaliação através de ensaio dissertativo e apresentações em seminário.


Bibliografia Básica:
Bibliografia de apoio:

ADORNO, Theodor. Conferência sobre lírica e sociedade. In: BENJAMIN; HORKHEIMER; ADORNO; HABERMAS. Textos escolhidos. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

AMARAL, Fernando Pinto do. O mosaico fluido: modernidade e pós-modernidade na poesia portuguesa mais recente: autores revelados na década de 70. Lisboa: Assírio & Alvim, 1991.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In:___. Rumor da língua. Lisboa: Edições 70, 1987. p. 49-53.

CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. 5.ed. São Paulo: Loyola, 2004.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna. Trad. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

ISER, Wolfgang. A indeterminação e a resposta do leitor na prosa de ficção. Trad. Maria Ângela Aguiar. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS/Série Traduções. Porto Alegre, v.3, n.2, mar. 1999.

LOTMAN, Yuri. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Estampa, 1978.

PERRONE-MOISES, Leyla. Modernidade em ruínas. In:______. Altas literaturas.São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p 174- 216.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.


Textos de estudo:

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Poesia. 5.ed. ver. Lisboa: Caminho, 2005.

BERTO, Al. O último coração do sonho. 2.ed. Vila Nova de Famelicão: Quasi, 2006.

JORGE, João Miguel Fernandes. Invisíveis correntes. Lisboa: Relógio d’Água, 2004.

JÚDICE, Nuno. Pedro, lembrando Inês. Lisboa: Dom Quixote, 2001.
Cronograma:
1ª. Aula: Questões de poética. Modernidade e forma difícil. Pós-modernidade e dispersão. (Friedrich; Adorno; Connor)

2.aula: Idem.

3ª. Aula: A estruturação do poema. Níveis sonoro, lexical, sintático, semântico e pragmático. A multiplanearidade do texto artístico (Lotman).

4ª. Aula: As estruturas de apelo e o ato de leitura (Wolfgang Iser).

5ª. Aula: A subjetividade pós-moderna e seu lugar na lírica (Barthes; Perrone-Moisés).

6ª. Aula: Pós-modernidade na lírica portuguesa (Amaral).

7ª. Aula: Seminário sobre Nuno Júdice.

8ª. Aula: Idem.

9ª. Aula: Seminário sobre João Miguel Fernandes Jorge.

10ª. Aula: Idem.

11ª. Aula: Seminário sobre Al Berto.

12ª. Aula: Idem.

13ª. Aula: Seminário sobre Sophia de Mello Breyner Andresen.

14ª. Aula: Idem.



15ª. Aula: Seminário de encerramento: A poética da lírica portuguesa atual.



©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal