Visite o portal atuducax na internet



Baixar 36.67 Kb.
Encontro19.07.2018
Tamanho36.67 Kb.

O INTENDENTE1962/2012


O mais antigo jornal virtual de turma da AMAN.

Órgão de divulgação do pessoal de Intendência da

Turma Duque de Caxias – AMAN – 62, e seus amigos.

Fundador: Camurça (camurca368@hotmail.com)

VISITE O PORTAL ATUDUCAX NA INTERNET: www.aman62.com


Redator: Amaury (amauryte@hotmail.com), (15) 3284-5307

Nº 7 – Ano XVI – 1º de junho de 2013

_______________________________________________________
Até que enfim!

MELHORIAS NO CURSO DE ESTADO-MAIOR PARA INTENDENTES

Boa notícia para os Intendentes, especialmente os filhos dos Tuducax: o Sr. Comandante do Exército decidiu unificar, já a partir de 2014, os cursos CCEM e CCEM/Int da ECEME, o que permitirá aos oficiais de Intendência desempenhar cargos e funções nas Grandes Unidades, além dos Grandes Comandos, o que hoje ocorre. Isso foi possível acabando com aquele MBA (“meia boca acochambrada”), de apenas quatro meses, quando o “de verdade” dura em média dezoito meses.

É claro que algum Int poderá emplacar um “bá” ao final do curso (Marabá, Cuiabá, Corumbá), mas isso se tira de letra. Quem como Aspirante ou Tenente (ou mesmo Capitão) pegou um dos muitos “i” (Itaqui, Cucuí, Paracambi, Amambaí), não vai se preocupar. Sempre afirmamos que o importante não é onde servir, mas com quem servir.

Trata-se de antiga aspiração de muitos intendentes que cursaram a ECEME, agora concretizada.

Parabenizo-me com o colega Enzo por essa decisão, que irá beneficiar muito os jovens oficiais de Intendência.

ANIVERSARIANTES DO MÊS
O Intendente tem o prazer de anunciar e cumprimentar os amigos e amigas que completam mais um ano de vida neste mês de junho, e deseja a todos muitas alegrias, saúde, progressos e bênçãos. E que as comemorações tenham as mesmas alegrias que marcam as tradicionais festas de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
- Dia 1º – Sra. SHEYLA, esposa do Roberto Schifer BERNARDI (Cav).

- Dia 3 – Antônio Carlos Pereira Lima do NASCIMENTO (Art).



- Dia 4 – MAURO Nogueira da Silva (Int).

- Dia 4 – Clóvis Pinto ILHA (Com).

- Dia 5 – Sra. MARIA JOSÉ, esposa do Carlos CID da Nóbrega Lopes (Cav).

- Dia 5 – Sra. GECILDA, esposa do Lourival Alves da COSTA FILHO (Inf).

- Dia 5 – JOARI Nascimento Barreto (Cav).

- Dia 5 – Antônio GONÇALVES (Eng).



- Dia 6 – JAIR LENTO (Int).

- Dia 7 – Sra. MARIA CRISTINA, esposa do Antônio Carlos Mena Barreto MONCLARO (Com).

- Dia 8 – Salvador D’ELIA (Art).

- Dia 8 – Hitel Vidal MENA (Cav).

- Dia 9 – Sra. RIZELDA, esposa do Daniel Moreira REIS (Inf/74), sócio afim Tuducax.

- Dia 10 – Luiz Iran MEIRA (Com).

- Dia 12 – Luiz OSÓRIO Lopes de Souza (Art).

- Dia 12 – Fernando Antônio Carneiro BARBOSA (Inf).

- Dia 13 – Roberto Jugurtha CÂMARA SENNA (Art).

- Dia 14 – Sra. ELIANA, esposa do DÉCIO Ignácio da Silva (Int).

- Dia 14 – Paulo David de Castro LOBO (MB).

- Dia 15 – Fernando Carlos de MEDEIROS Ferreira (Art).

- Dia 15 – Ismael HERLANE Holanda Varela (Eng).



- Dia 15 – Uilson BENES de Oliveira Cardoso (Int).

- Dia 16 – Júlio MARINHO de Carvalho Junior (Eng).



- Dia 17 – Sra. ELOIZA, esposa do AMAURY de Paula Teixeira (Int).

- Dia 17 – Sra. GLACI, esposa do João Paulo dos REIS NETO (Int).

- Dia 17 – ALCIONE Barbosa Pereira (Int).

- Dia 21 – Carlos Alberto de BARROS (Inf).

- Dia 21 – Fernando de Castro VELLOSO (Eng).

- Dia 22 – Uzemir Ramos CAMARGO (Inf).

- Dia 23 – Sra. ANA CECY, esposa do Marcelo de Oliveira Dantas (Cav).

- Dia 24 – Sra. ZILMA, esposa do JOSÉ CARLOS Bastos Sales (Cav).

- Dia 24 – MARCIS Gualberto Mendonça (Eng).

- Dia 24 – João Pinheiro DANTAS (Inf).



- Dia 25 – Sra. MARIA LÚCIA, esposa do WALTER Soares VIEIRA (Int).

- Dia 26 – Sra. LUCIMAR, viúva do João VENÂNCIO de Melo Neto (Eng).

- Dia 26 – Sra. SÔNIA, esposa do Joaquim Froes do Vale Filho (Inf).

- Dia 26 – Mozart MOTA MENDES (Inf).

- Dia 28 – Acyr de OLIVEIRA (Art).

- Dia 29 – Sra. ELUZA, esposa do Mauro André GONÇALVES (Cav/91), ele filho do LINELSON (Int).

- Dia 29 – Eduardo YAZEJI (Art).

- Dia 30 – Carlos Alberto Pinheiro AYRES (Int).

- Dia 30 – Antônio Roberto Nogueira TERRA (MB).



OUTROS EVENTOS A COMEMORAR
A descontração das festas juninas predomina nas comemorações do mês, de Norte a Sul, levando a alegria a toda a população. Além das festividades que homenageiam Santo Antônio (dia 13), São João (23), São Pedro e São Paulo (29), temos outras datas a nos chamar a atenção, e dentre essas ressaltamos:
- Dia 5 – Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente.

- Dia 9 – Dia de Anchieta. Dia do Tenista. Dia do Porteiro.

- Dia 10 – Dia da Artilharia. Aniversário de nascimento do Marechal Emilio Luiz Mallet, Patrono da Arma. Cumprimentos aos amigos artilheiros. Dia da Língua Portuguesa.

- Dia 11 – Dia da Marinha Brasileira.

- Dia 12 – Dia dos Namorados. Também Dia do Correio Aéreo Nacional. Você viajou pelo CAN, como cadete? O Camurça conta uma passagem emocionante, vivida por ele e pelo Padilha, num voo “Levajeca” nos anos sessenta.

- Dia 13 – Dia do Turista.

- Dia 15 – Início da Copa das Confederações. Vamos ver até a equipe do Taiti, a força máxima do futebol da Oceania. Vai até o dia 30.

- Dia 21 – Dia de início do Inverno no hemisfério Sul, às 02h04min. Formatura com japona!

- Dia 29 – Dia do Pescador. Dia da Telefonista.

- Dia 30 – Dia do Papa



ASSOCIAÇÃO TUDUCAX
ENCONTRO EM ARACAJU
A atualização de 29 de maio do Portal Tuducax informava que ainda havia poucas vagas para o encontro, que ocorrerá em Sergipe, entre os dias 20 e 27 de outubro. Convém aos interessados apressarem suas inscrições.

A programação, praticamente definida, é a seguinte:

A chegada dos participantes está prevista para o dia 20, domingo. Os apartamentos do Hotel Real Classic estarão disponíveis para ocupação a partir das 14 horas. À noite ocorrerá o coquetel de abertura do evento, em dependências do hotel.

Atenção: por ser o terceiro domingo de outubro, será o do início do horário de verão no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Participantes que vêm de localidades onde entrará em vigor devem estar atentos aos horários de voos, e às inevitáveis confusões nos aeroportos.
No dia 21, segunda-feira, um “city tour” para ratificar as inúmeras belezas da cidade, já mostradas principalmente em fotos do PowerPoint montado pelo Danillo, da Atuducax. Almoço no hotel e jantar no restaurante One.

Terça-feira, 22, dia de conhecer e apreciar o canyon do rio São Francisco, em Xingó. Almoço no restaurante Karrancas. Jantar no hotel.

Na quarta-feira, 23, manhã de praia e almoço no Bar Parati. À tarde abertura da Expo Artes Caseiras. Jantar no restaurante Cariri.



Quinta-feira 24, visita à cidade de São Cristóvão, pela manhã. Almoço na churrascaria Sal e Brasa. Jantar no restaurante Sollo.

Na sexta-feira, dia 25, ocorrerá a Assembleia Atuducax, para os associados. Para os demais participantes (esposas, dependentes e convidados) está previsto passeio pela Rua do Turismo. Após o almoço no hotel, visita ao Museu de Arte Sergipana. Jantar na Cantina D’Italia.

O sábado será de manhã e tarde livres. E à noite acontecerá o jantar dançante de encerramento.

No domingo, dia 27, após o café de despedidas e do fechamento de contas extras, os participantes retornarão às suas cidades de origem.

Adiantamos que será uma ótima oportunidade para reencontrarmos nossos colegas. Para quem já esteve em Sergipe será excelente oportunidade de rever a bela capital, sua cultura, turismo e ver o “Velho Chico” num dos locais mais excitantes de seu curso. Para os neófitos naquelas plagas, será um passeio inesquecível.

FAMÍLIA LIMA NA EUROPA
Vejam o que o Facebook nos mostra: Quatro participantes assíduos de atividades da Atuducax em passeio pela Holanda. Jacaono (Eng), a esposa Eni, a filha Liene e a neta Maria Eduarda, a mascotinha Atuducax, passeando pela bela cidade de Amsterdã, visitando a MADURODAN, a miniatura da cidade. (A foto da Liene é na entrada da Accenture em Bruxelas. Ela é gerente na filial carioca).

Outra boa notícia sobre a família Lima é a da promoção do filho Luciano, comandante do 21º GAC, sediado no Forte Barão do Rio Branco, em Niterói, ao posto de Coronel, por merecimento. O Luciano é um dos que me ampararam naquela célebre entrada para o Rancho, debaixo de chuva, no PTM, durante o Encontro do Cinquentenário. Parabéns e bom comando, companheiro e amigo.



UM FATO INSÓLITO NA AULA DE QUÍMICA. VOCÊ SE LEMBRA?

A constatação de enorme fraude no leite, descoberta há pouco no Rio Grande do Sul, nos reportou a uma aula de Química Tecnológica (depois chamada de Química II), ministrada no 2º Ano pelo Cel Estevam MEIRELES e seu assistente Prof. Antônio PORTELA:


A turma chegou a laboratório de Química e encontrou várias jarras contendo leite sobre a bancada do professor.

Um colega nosso, já falecido, dando uma de “esperto”, pegou um copo e bebeu uma grande quantidade do conteúdo de uma das jarras. Depois recompôs as aparências, lavou o copo, etc. e sentou-se, todo prosa pela própria demonstração de “audácia”.

Entra o professor, a aula tem início. Com aquele inconfundível sorriso, ele informa: “Hoje estudaremos as fraudes no leite”, ressaltando a importância de uma série de exames, necessários assim que o produto é recebido na usina (ou no quartel, se entregue diretamente pelo produtor). O assistente coloca um densímetro na primeira jarra, e acusa um resultado anormal. Explica que foi adicionada água ao leite, fraude fácil de constatar, porque muda a densidade do produto.

Passam para a segunda jarra – AQUELA! – a densidade era a normal do leite. O Assistente retira uma amostra e faz uma operação de adicionar uns reagentes, dá uma aquecida no tubo de ensaio, etc. e o leite muda de aspecto. Vem a explicação do mestre: “Trata-se de um adulteração comum, porém mais difícil de ser constada: foi adicionada urina, que por ter a mesma densidade do leite, necessita de exames mais detalhados para ser detectada”.

Surpreendido, o cadete espertalhão começa a suar frio, passa mal, pede para sair da sala, corre para o banheiro. E o restante da turma segurando o riso, para não chamar a atenção do professor sobre a mancada do aluno.
Nota do redator: Muitos de nós, quando na função de Aprovisionador em locais onde não havia usina de processamento de leite, tivemos de recorrer aos préstimos do Veterinário ou do Farmacêutico da Unidade para realização, constante ou inopinada, de exames nesses produtos, para ver se estavam ou não em condições de consumo. Hoje o leite vem em pó, constando da distribuição a cargo dos órgãos de suprimento.


JORNALISTA COM DNA
Nosso companheiro Romeu herdou a veia jornalística de seu pai, e tem brindado os amigos com uma resenha diária do publicado em jornais de maior circulação no país. A maioria das notícias selecionadas é de natureza política, retratando o caos político e administrativo atual. Quem desejar beneficiar-se dessas informações deve solicitar a ele, através do E-mail cromeusilva@uol.com.br

Cuidado: Entre meus interlocutores tenho dois papagaios repetidores, o “Maluco Beleza” e o “Menino Maluquinho”, que repassam tudo que recebem, mas desses dois há muita matéria inservível. Opte pelo Baiano.

Colaboraram para esta edição:

Eloiza Villaça Teixeira.

Gen Carlos Henrique Carvalho Primo.

Linelson de Souza Gonçalves.



A eles nossos agradecimentos.
Por hoje é só, amigos.

Um abraço logístico para todos.



Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal