Vom Web zur App



Baixar 15.31 Kb.
Encontro15.04.2018
Tamanho15.31 Kb.




Notícias de imprensa PM 2913-PT

Página / 3



Proteção para cabos em movimento: O tubo porta cabos articulado RX da igus comprova a sua eficácia num teste efectuado em condições reais




Os testes realizados em laboratório sob difíceis condições com cabos em movimento para máquinas ferramenta revelam uma protecção absoluta contra limalhas.



Em aplicações extremamente duras o tubo articulado em plástico RX da igus resiste eficazmente a limalhas. Isso foi demonstrado pelos testes efectuados ao longo de um período 100.000 ciclos sob constante e uniforme ação de limalhas metálicas em diversos tamanhos. As comparações demonstram o seguinte: as afirmações sobre a protecção a limalhas em tubos articulados só podem ser feitas com base em testes simulando as condições reais da aplicação.
Quando se trata da proteção de cabos em movimento em aplicações de tornos, máquinas de fresar e de serrar, as calhas porta cabos articuladas têm de ser resistentes a limalhas e ao mesmo tempo transportar os cabos com baixa abrasão. Para isso desde 1987 a igus desenvolveu a sua primeira calha em plástico R68 que pode ser aberta. A mais recente calha porta cabos RX proporciona agora uma vasta protecção contra limalhas de qualquer dimensão.
testes e testes

Para poderem fazer afirmações relativas à estanquicidade das calhas porta cabos articuladas as mesmas são minuciosamente testadas. Aqui as classificações IP servem como um indicador. Para além disso a igus examina, há mais de dez anos as calhas articuladas no seu próprio laboratório de testes em Colónia. A vantagem dos ensaios da igus: Os ciclos de testes são realizados em condições ambiente reais. Pois para se poderem fazer afirmações sobre a verdadeira estanquicidade de uma calha articulada tem de se simular exatamente a sua futura aplicação.


Simulação real: 100.000 ciclos sob influência de limalhas

Para este objectivo a igus desenvolveu um procedimento standard de testes em que as calhas articuladas fazem 100.000 ciclos de movimento. Simultaneamente é adicionado, no exterior da calha articulada e em intervalos regulares, uma quantidade definida de limalhas de aço de diversos tamanhos. Um princípio que pode ser comparado com o de um tambor de uma máquina de lavar roupa. Terminados os ciclos é analisada a quantidade em gramas de limalhas que conseguiram entrar para o interior. Aí verificou-se que após 100.000 ciclos e a colocação de 1.000 gramas de limalhas metálicas apenas 0,23 gramas se encontraram no interior da calha RX, o que corresponde a 0,023 por cento.


O perfil exterior arredondado faz com que as limalhas caiam

Testes comparativos com calhas articuladas de outros fabricantes apresentaram no interior um volume de limalhas muito mais elevado. A razão para este resultado da calha RX é o seu perfil arredondado. O seu contorno exterior liso e arqueado faz com que as limalhas simplesmente caiam quando em contacto com a superfície. Para além disso a igus verificou se se depositavam limalhas no sistema de batentes da calha. Isso podia provocar uma alteração no raio de curvatura e em consequência disso a calha deixar de funcionar seguramente batendo no pior dos casos contra os cantos pontiagudos. Graças aos seus contornos especialmente lisos e às rigorosas tolerâncias de fabrico a calha RX proporciona a melhor proteção – nos testes não se detetaram quaisquer limalhas entre os respectivos batentes.


Os resultados da igus mostram o seguinte: para obter afirmações fiáveis sobre a resistência a limalhas de uma calha porta cabos em funcionamento tem de se efetuar testes sob condições ambientais reais. O vídeo referente ao teste encontra-se no canal da igus no Youtube em http://youtu.be/1qr4EaFSKak
Legendas:
Foto PM2913-01:

A calha porta cabos RX da igus: As limalhas simplesmente caiem, pelos contornos externos lisos e arredondados quando em contacto com a superfície. (Fonte: igus GmbH)


Foto PM2913-02:

Teste através da simulação muito próxima da realidade: A calha RX protege eficazmente os cabos em movimento contra limalhas. (Fonte: igus GmbH)





CONTACTO:
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel Campos, 239

4100-231 Porto

Tel. 22-610 90 00

Fax 22-832 83 21

info@igus.pt

www.igus.pt


SOBRE A IGUS :
A igus é um dos fabricantes líderes a nível mundial no sector de sistemas de calhas porta cabos articuladas e casquilhos deslizantes em polímero. A empresa sob gestão familiar com sede em Colónia está representada em 29 países e emprega aproximadamente 2.200 empregados em todo o mundo. Em 2012 a igus conseguiu atingir um volume de vendas de 399 milhões de Euros. A igus detém o maior laboratório de testes em fábricas do seu ramo industrial a fim de poder proporcionar aos seus clientes, em muito pouco tempo, produtos e soluções inovadoras adaptados às suas necessidades.


CONTACTO DE IMPRENSA:
Oliver Cyrus

Head of PR & Advertising


igus GmbH

Spicher Str. 1a

D-51147 Köln

Tel. +49 (0) 22 03 / 96 49 - 459

Fax +49 (0) 22 03 / 96 49 - 631

ocyrus@igus.de

www.igus.de

Os termos “igus, chainflex, readycable, easychain, e-chain, e-chainsystems, energy chain, energy chain system, flizz, readychain, triflex, twisterchain, invis, drylin, iglidur, igubal, xiros, xirodur, plastics for longer life, manus, vector“ são marcas registadas na Alemanha e dado o caso, também a nível internacional.







Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal